Na volta às aulas, nutricionista mostra que alimentos devem ser deixados bem longe da lancheira das crianças e ensina receitas fáceis e mais saudáveis

Na  volta às aulas, nutricionista mostra que alimentos devem ser deixados  bem longe da lancheira das crianças e ensina receitas fáceis e mais  saudáveis
Foto: Pixabay

Na volta às aulas, pais e mães enfrentam sempre o mesmo dilema: como montar um lanche nutritivo para que os filhos se alimentem bem na hora do recreio ou quando chegam em casa? Muitas vezes, a praticidade de sucos de caixinha industrializados e biscoitos recheados pesa na balança, e os alimentos saudáveis são deixados de lado. Mas não é preciso desanimar ou desistir! A nutricionista Aline Huguenin, do Grupo Prontobaby, diz que nunca é tarde para abandonar os vilões da alimentação e substituí-los por opções que não fazem mal à saúde e nem dão muito trabalho para preparar. Segundo ela, o primeiro passo é ignorar algumas embalagens no supermercado. Deixe nas prateleiras produtos que contêm muito açúcar, gordura, sal e aditivos, sem nenhum valor nutricional. “O açúcar, além de aumentar a chance de obesidade infantil, pode causar cáries dentárias e deve ser evitado até os dois anos, no mínimo. Após essa idade, pode ser consumido, mas sempre com moderação”, diz.

A especialista chama atenção ainda para comidas que parecem ser inocentes, como barrinhas de cereal, mas que podem esconder nas letras pequeninas do rótulo muita gordura e conservantes.
Para ajudar a criar lanches mais nutritivos, mas sem perder o sabor, Aline montou uma lista de comidas que devem ser banidas da rotina. E indica substituições que agradam ao paladar, como bolinhos caseiros e panquecas. As receitas podem ser feitas com a ajuda das crianças e garantir, além de diversão, um dia a dia mais saudável. Confira:

ALIMENTOS QUE SÃO VILÕES DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Salgadinhos industrializados — Muita gente elege os pacotinhos para o lanche da criançada ou reuniões informais de adultos. Mas é bom deixá-los de lado. Segundo Aline, são muito ricos em sódio, gordura, corantes e conservantes. Um sanduíche de queijo pode ser um bom substituto.

Biscoitos recheados — Eles costumam ir na lancheira das crianças, afinal são práticos e quase todas gostam. Mas, alerta a nutricionista, são repletos de gordura e açúcar, e devem ser evitados.

Balas — Nem precisa de explicação! São ricas em açúcar e sem qualquer valor nutricional.

Bolos prontos com recheio ou cobertura — Outra opção que faz sucesso nas lancheiras infantis, e até mesmo no lanchinho no trabalho dos adultos, deve ser evitada por causa da quantidade em excesso de gordura e açúcar. Opções caseiras são sempre melhores.

Refrigerantes — Além de terem excesso de açúcar e sódio, reduzem indiretamente o consumo de água e sucos naturais, já que as crianças e adultos deixam de consumi-los para beber o
refrigerante.

Sucos de caixinha — Ricos em açúcar, corantes e conservantes. O ideal é substituí-los por água , sucos naturais ou água de coco.

Barrinha de cereal — Algumas são realmente ricas em fibras e com pouco açúcar, mas outras, apesar do benefício das fibras, têm muitos conservantes, gordura e açúcar.

RECEITAS CASEIRAS PARA SUBSTITUIÇÃO :

Panqueca de banana e aveia:

Ingredientes: 2 bananas, 2 ovos, ½ xícara de aveia em flocos. Modo de preparo: Amasse as bananas em uma travessa funda; adicione os ovos inteiros e misture bem; adicione a aveia. Unte uma frigideira com um pouco de óleo e leve ao fogo até aquecer. Coloque uma colherada grande (ou uma concha) da massa na frigideira e cozinhe de 2 a 3 minutos. Quando a massa começar a soltar umas bolhinhas, vire e deixe mais 1 a 2 minutos. Repita o processo de cozimento para as demais porções.

Muffin integral de laranja:

Ingredientes: 2 laranjas; 1 xícara de açúcar mascavo; 2 xícaras de farinha de trigo integral;
1 colher de sopa de fermento em pó; 3 ovos; 1/2 xícara de água; 3/4 de xícara de óleo de girassol; 2 colheres de sopa de chia; 2 colheres de sopa de aveia. Modo de preparo: Descasque apenas uma laranja e mantenha a da outra para aromatizar. Corte a fruta em pedaços e retire os caroços. Em uma tigela, separe os ingredientes secos como farinha, fermento e chia. Misture tudo e reserve. Bata as laranjas, os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador. Misture o líquido que foi batido com os secos que estavam reservados. Adicione a água na massa até dar o ponto mexendo sempre. Acenda o forno a 180 graus e deixe aquecer por 10 min. Unte uma forma redonda com furo no meio de 26 cm, despeje a massa e polvilhe com aveia e chia.
Leve para assar por meia hora ou até dourar.

Geleia de fruta caseira, ideal para rechear um bolo feito em casa ou ser usada em sanduíches:

Ingredientes: 300 g de morango (1 caixinha), ½ xícara (chá) de açúcar mascavo, ½ colher (sobremesa) de suco de limão, ½ colher (sobremesa) de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água. Modo de preparo: Colocar em uma panela o açúcar, depois os morangos com o suco de limão; levar ao fogo alto até ferver, depois fogo médio até o final, mexendo de
vez em quando. Cozinhar até que os morangos estejam moles, o que leva uns 15 minutos;
Passado esse tempo, acrescente o amido de milho, mexa mais um pouco e desligue.

Panqueca de batata doce:

Ingredientes: ½ xícara de batata doce cozida e amassada (purê); 2 ovos. Modo de preparo: Misturar (com o garfo) o purê de batata doce e os ovos até formar uma massa homogênea. Na frigideira antiaderente, coloque uma porção de massa e leve ao fogo até que fique dourado.
Cortar em quatro pedaços para servir.

Smoothie de fruta com chia:

Ingredientes: 2 bananas congeladas; 4 morangos frescos ou congelados; 2 fatias de manga congelada cortada em cubinhos; 2 colheres (chá) de sementes de chia (ou aveia); 1 litro de água gelada. Modo de fazer: Bata todas as frutas no liquidificador até que a mistura fique uniforme. Coloque a chia na hora de servir.

Danoninho de mentira

Ingredientes: 200g de inhame e 250g de morango. Preparo: Descasque o inhame e corte em cubinhos. Em uma panela com água, cozinhe até ele ficar macio. No liquidificador, bata o inhame com o morango. Coloque em uma vasilha e leve à geladeira por 2 horas.

Você pode gostar...