Você sabe ser um bom anfitrião?

Você sabe ser um bom anfitrião?
Foto: Diageo

Diageo elaborou um guia com dicas para organizar um encontro de amigos, unindo consumo responsável de bebida alcoólica e diversão

Aos poucos as pessoas retomam sua vida social, após um período de isolamento devido à pandemia, e reúnem-se em pequenos grupos para confraternizar. Pensando nisso, a Diageo, empresa líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray, Ypióca e entre outras, preparou o Guia do Anfitrião Inteligente. São dicas para receber as pessoas e proporcionar diversão com qualidade, considerando o consumo inteligente de bebida alcoólica. Confira algumas sugestões para colocar em prática.

  1. Faça uma lista antes de sair às compras

Se possível, faça uma estimativa de quanto tempo seus amigos ou familiares permanecerão em sua casa para, assim, elaborar uma lista de compras caprichada e bem minuciosa (há coquetéis que exigem uma remessa extra de gelo, como o Gin Tônica, por exemplo). Essa é uma maneira segura de garantir que nada falte ou que seja necessário comprar às pressas.

  1. Defina bem quem serão os convidados

Reunir pessoas que possam ter ou descobrir afinidades entre si geralmente valoriza a experiência coletiva.

  1. Procure satisfazer todos os gostos

Pense em opções alcoólicas e não alcoólicas para os drinks e intercale seu consumo com água e com as entradas e pratos, já que isso inibe a absorção imediata do álcool. Assim, todos poderão desfrutar melhor o que você preparou ao longo do dia ou da noite.

  1. Escolha bem os pratos para acompanhar

Um menu com opções que permitam a absorção mais lenta do álcool é sempre recomendável. Por isso, dê preferência a entradas e pratos à base de proteínas (carne vermelha, peixe, frango, queijos) e carboidratos (batatas, arroz integral, massas) e, se possível, bem temperados com um azeite extra virgem.

  1. Mantenha os convidados hidratados

Antes de beber e mesmo enquanto estiver consumindo bebida alcoólica, devemos sempre comer e ingerir água. O consumo de alimentos e a hidratação diminuem a velocidade com que o álcool é absorvido pela corrente sanguínea, mantendo-o no estômago por mais tempo. Beber água nos mantém, portanto, hidratados.

  1. Torne o ambiente igualmente especial

Dedique atenção às acomodações, escolha uma trilha sonora – que pode ser trocada conforme seu feeling ou sugestões dos presentes – e tenha em mente outras atividades além daquelas que se concentram no consumo de bebidas.

  1. Não acredite em mitos: café não corta os efeitos do álcool

Nada, a não ser o tempo, ameniza os efeitos do álcool em nosso organismo depois de ingerido, já que precisamos de tempo para metabolizá-lo. A cafeína sugere a sensação do despertar, porém não melhora em nada a coordenação, nem a capacidade de tomar decisões. Portanto, servir café aos convidados não pode ter como finalidade fazê-los “voltar ao normal”.

  1. Homens e mulheres processam álcool de maneira diferente

Os efeitos da ingestão do álcool variam de pessoa para pessoa. Condições de saúde, quantidade ingerida, gênero (feminino ou masculino), idade e alimentação são alguns dos principais fatores influenciadores quando o assunto é metabolizar o álcool. O fígado é o órgão responsável por processar o álcool, que faz por meio de uma enzima chamada álcool desidrogenase, ou ADH. As mulheres, em geral, têm menos ADH, por isso elas sentem mais os efeitos do consumo do que os homens mesmo se consumirem a mesma quantidade.

  1. Esteja atento sobre como os convidados irão embora

É dever do anfitrião também zelar pela segurança dos seus convidados. Não permita que alguém que consumiu bebidas alcoólicas vá embora dirigindo. Se for o caso, chame um motorista por aplicativo de celular.

  1. Menores de idade nunca devem consumir bebidas alcoólicas

O consumo precoce e indevido causa vários danos à saúde, comprometendo o rendimento intelectual, o aprendizado, a relação com outras pessoas, além de aumentar o risco de intoxicação, lesões e acidentes.

  1. Lembre-se que álcool é álcool

Sendo o álcool um ingrediente de grande parte das bebidas, a quantidade ingerida interfere mais do que o teor alcoólico. Um copo de 330 ml de cerveja, por exemplo, equivale a 30 ml de whisky ou a 100 ml de vinho.

Você pode gostar...