O drink perfeito em casa

Descubra os utensílios indispensáveis para o seu home bar

Possuir um home bar é perfeito para quem gosta de receber os amigos em casa, preparar ótimos drinks e agregar estilo ao ambiente. Além de oferecer aos convidados sua bebida preferida, o espaço cria um ambiente mais intimista e convidativo para quem não vive sem festa.

Quais utensílios precisamos ter para montar este espaço? Coqueteleiras, dosadores, coadores, colher bailarina, macerador… Parece extensa a lista de equipamentos e utensílios utilizados no trabalho do bartender ou barman – profissional do ramo da coquetelaria. Mas, você sabe para que serve cada um dos itens?

Apesar de finalidades e formas de manuseio específicas, todos surgem com a missão de facilitar a vida de quem prepara, além de deixar a atividade mais sofisticada e elegante. Explicamos abaixo o que não pode faltar nesta incursão ao mundo da mixologia para que você possa criar aquele drink perfeito aí de sua casa. Confira!

Coqueteleira Boston

Este é o “must-have” do bar e não pode faltar no preparo dos coquetéis batidos. Diferente do modelo clássico de três partes, que vem com coador acoplado, a coqueteleira Boston, também chamada de Boston Shaker, é composta por dois copos, fechada com um “copo mixer” e necessita de um coador independente para despejar a bebida no copo.

É a mais indicada no trabalho de preparar coquetéis sob pressão e pode ser encontrada em diferentes materiais, como aço inox, vidro ou acrílico. Muitos modelos de inox possuem um “peso” na base que serve para a prática do Flair. A Tramontina oferece dois modelos: 1) com um copo de aço inox (maior) e outro de vidro (menor); ou 2) dois copos de aço inox.

Foto: Tramontina

Coqueteleira Boston Tramontina em Aço Inox e Tampa em Vidro 700 ml

Foto: Tramontina

Coqueteleira Boston Tramontina em Aço Inox 700 ml

Dosador duplo

O aliado na hora de medir a quantidade certa de bebida para garantir o sabor harmônico do drink. Desenvolvido em aço inox, o dosador geralmente serve o equivalente a uma dose, que são 50 ml de bebida. A Tramontina oferece o dosador duplo, com as medições para 50 e 25 ml (meia dose), conforme a receita do coquetel escolhido.

Dosador Tramontina Duplo para Bebidas em Aço Inox 25 e 50 ml

Bico Dosador

Uma alternativa ao dosador é o bico dosador, ferramenta usada na boca da garrafa que também possibilita a contagem da dose. O item direciona o líquido no copo por meio de um fluxo contínuo, evitando o desperdício.

Foto: Tramontina

Bico Dosador Tramontina em Aço Inox e Silicone

Macerador

Indispensável para os drinks com frutas, como a caipirinha e o mojito. Mas, não só esses, existem diversos drinks que precisam dessa ferramenta no preparo. Com a ponta dentada, o macerador é utilizado para extrair o suco da fruta e garantir um sabor acentuado para a bebida, além de facilitar a quebra do gelo.

Foto: Tramontina

Macerador Tramontina com Ponta Dentada em Aço Inox 22,4 cm

Coadores Strainer e Concha

Itens utilizados na finalização dos drinks, para a separação de gelo e bagaço de frutas do restante do coquetel que irá no copo. O modelo Strainer é composto por uma haste e corpo circular com molas que retêm pedaços maiores de frutas e excesso de espumas. Conta também com dois apoios para melhor fixação na borda do copo e uma saliência próxima ao cabo que permite controlar o fluxo de saída do líquido, através do dedo indicador. Já o modelo Concha se encaixa perfeitamente na parte inferior do copo, retendo o gelo e liberando a mistura da bebida de forma prática no momento da inclinação. O fato de não possuir molas permite que a espuma não fique retida na parte interior do líquido, pois a mistura vai “fluir livremente” entre os orifícios.

Foto: Tramontina

Coador Strainer da Tramontina

Peneira

Com malha fina e formato cônico, ela direciona a bebida sem desperdícios e coa os coquetéis de maneira prática e uniforme.

Foto: Tramontina

Peneira Tramontina em Aço Inox

Tapete de Bar

Quando você prepara um drink é muito comum que caia bebida fora do copo, ou que respingue o suor da coqueteleira na bancada, balcão ou mesa. O tapete serve para reter esse líquido excedente, além de servir de base para o trabalho do bartender, apoiando copo, coqueteleiras e demais utensílios.

Foto: Tramontina

Tapete de Bar Tramontina em PVC 30×15 cm e PVC 45×30 cm

Espremedor de Limão

Muitas receitas de drinks levam o limão espremido como ingrediente. O modelo da Tramontina é de zinco cromado com uma construção ergonômica que proporciona facilidade e rapidez na hora de espremer.

Foto: Tramontina

Espremedor de Limão Tramontina

Pá para Gelo

Usada para transferir o gelo até o copo ou coqueteleira, facilitando o controle das porções.

Foto: Tramontina

Pá para Gelo Tramontina em Aço Inox

Pinça para Decoração e Guarnições

Usar uma pinça longa pode ajudar no preparo do coquetel, principalmente para posicionar com mais precisão enfeites ou acompanhamentos com folhas de hortelã ou alecrim. Ela evita o contato com gelo, com a bebida e com os insumos na hora de finalizar e decorar a bebida.

Foto: Tramontina

Pinça para Decoração e Guarnições Tramontina em Aço Inox 24 cm

Raspador para Cítricos

Ideal para extrair raspas de limão e tiras de demais frutas para aromatizar e decorar os drinks.

Foto: Tramontina

Raspador Tramontina para Cítricos em Aço Inox

Colher Bailarina Espiral com ou sem disco

Ótimo para misturar os coquetéis e deixá-los com sabor uniforme. Também serve como medida padrão de “colher de açúcar”. O cabo espiral é projetado para facilitar a mistura das bebidas e, quando a ponta for em disco, é possível utilizar para criar camadas em copos estilo shot ou derramar líquidos gasosos de forma mais lenta.

Foto: Tramontina

Colher Bailarina Espiral Tramontina em Aço Inox 30 cm, 45cm e 27cm

Colher Amazonas

Mais uma opção para mistura e medição da colher de açúcar. Com bojo simétrico e bordas arredondadas, esse modelo garante um manuseio leve.

Foto: Tramontina

Colher Tramontina Amazonas para Coquetel em Aço Inox

Você pode gostar...