Muito além da harmonização e da marinada, cerveja é ingrediente importante na culinária

Muito além da harmonização e da marinada, cerveja é ingrediente importante na culinária
Foto: Cervejaria Madalena

Variedade de rótulos oferece combinações múltiplas nos preparos gastronômicos

A cerveja é uma das bebidas mais vendidas no mundo inteiro, seus apreciadores consomem desde os rótulos tradicionais até os artesanais com ingredientes diferenciados. Por ser um mercado em crescimento cada dia novos sabores são lançados, e por conta disso estão cada dia que passa mais presentes também na gastronomia.

Por muito tempo o vinho era a principal bebida associada à gastronomia, mas isso vem mudando. Com o crescimento do mercado das cervejas artesanais elas foram se aproximando cada vez mais da culinária. “Tudo começou com a harmonização, já que por ter uma variedade maior de ingredientes, a cerveja traz maiores possibilidades nesse quesito”, conta Renan Leonessa, chef da Cervejaria Madalena.

Com o crescimento da tendência de harmonização com cervejas, os chefs começaram a inserir ela no preparo de pratos como ingrediente. “Por ter uma grande variedade de rótulos as possibilidades são infinitas. É possível utilizar a cerveja em preparos como uma marinada, para trazer sabor e suculência para carnes ou até para dar liga a massa de um empanado que depois de frito fica muito mais crocante’, explica o chef.

Os preparos mais técnicos da alta gastronomia também podem ser feitos com a cerveja. Um exemplo é a elaboração do risoto, que no lugar de utilizar o vinho branco como base alcoólica pode se substituir por uma cerveja.

A dica aqui é escolher a que combine com o sabor do prato, ou seja, um risoto de carne pode ser preparado com Larger ou Amber Ale. Já um com peixes ou frutos do mar vai muito bem com a Witbier que é mais leve e frutada.

“O preparo de molhos traz a cerveja, seja como base para reduzir e concentrar os sabores ou para deglacear o fundo da panela de um preparo anterior. Esses molhos podem acompanhar pratos clássicos, contemporâneos e até os queridinhos hambúrgueres”, finaliza Renan.

Você pode gostar...