Os benefícios do tomate

O tomate uva recebeu esse nome pela semelhança com essa fruta, ele é um fruto adocicado e com baixa acidez.

Cada tomatinho pesa em média de 10 a 20 g, tem coloração vermelho intenso, por isso ele é rico em licopeno que é um carotenóide que dá a coloração vermelha.

O licopeno, é uma substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce do organismo, protege o sistema cardiovascular e também protege contra alguns tipos de câncer.

Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, e de cientistas da Universidade Nacional em Taiwan, o consumo regular do fruto protege a saúde, pois além dos benefícios do licopeno, o tomate é rico em vitaminas C, contém vitamina A e B9, sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Esses nutrientes melhoram o desenvolvimento de dentes, ossos e músculos e também ajudam a proteger o sistema imunológico, por possui baixo valor calórico (em média 2 a 3 calorias por unidade). Por isso, ele é indicado em dietas para controle de peso.

Pode ser consumido de diversas formas: saladas, purês, molhos, sopas, doces, sucos, bolos, geléia e etc.

“Caso faça opção de consumir o tomatinho cru é importante lavá-lo bem em água corrente e deixar de molho em um litro de água filtrada com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio, por aproximadamente 15 minutos, enxaguando, em seguida, com água filtrada esse procedimento somente higieniza a casca. A higienização não elimina vestígios de defensivos agrícolas”, afirma a nutricionista consultora do Grupo NK, Fátima Miquelim.

Abaixo duas receitas:

Canapés da Joana

Floresta de cogumelos

Você pode gostar...