Outubro Rosa e a importância da alimentação saudável na prevenção do câncer

Outubro Rosa e a importância da alimentação saudável na prevenção do câncer
Foto: willeroy/Freepik

Abeaço traz três dicas de alimentos em lata práticos que contribuem para a boa saúde e ensina como fazer Salada de Grão de Bico

Anualmente, a campanha Outubro Rosa chama a atenção para os cuidados na prevenção do câncer da mama. É fundamental que as mulheres estejam com os exames preventivos em dia para facilitar o diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura e sucesso durante o tratamento.

É possível evitar a doença com alguns hábitos alimentares mais equilibrados e sem exageros. No entanto, sabemos que a falta de tempo no dia a dia pode ser um empecilho que faz com muitos desistam de investir em opções mais nutritivas. Como uma alternativa prática para esse obstáculo, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) sugere o investimento em alimentos em lata, que já são prontos para consumo e podem ser ótimos aliados na dieta, principalmente para os que não tem tempo para a cozinha.

“Diferente do que muitos pensam, o alimento em lata pode ser saudável, basta ficar atento a composição dos ingredientes. Quanto mais in natura e sem conservantes, melhor”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Abeaço.

O envase na lata também não é prejudicial a saúde, muito pelo contrário. “A lata é uma verdadeira barreira contra a luz e o oxigênio, dispensando uso de conservadores químicos. Também não há riscos de contaminação se o produto estiver no prazo de validade, já que os alimentos são elevados a altas temperaturas”, ressalta Thais.

Economia é outro ponto positivo. Com o aumento da inflação, os alimentos enlatados estão com um preço mais acessível nas gôndolas dos supermercados. Além disso, a embalagem moderna proporciona o aproveitamento total do seu conteúdo, garantindo maior rendimento.

Que tal incluir alimentos em lata na sua dieta? Veja abaixo algumas opções nutritivas e saborosas:

Tomate em lata: o tomate é fonte de licopeno, um antioxidante poderoso que combate os radicais livres, o que contribui para a prevenção do câncer, além de retardar o envelhecimento precoce.

Sardinha em lata: rica em proteína, cálcio e vitamina B12, seu consumo auxilia na prevenção de diversas doenças. A espinha da sardinha, normalmente retirada quando o peixe é comprado in natura, é cozida dentro da lata de aço facilitando a mastigação e a digestão. Esta parte do peixe deve ser consumida, pois é fonte de cálcio, mineral fundamental para os dentes e os ossos.

Leguminosas em lata: Leguminosas, como feijões, lentilhas e grão de bico, são importantes fontes de proteína vegetal, com alto valor nutricional para a saúde. Além disso, são ricas em fibras (tanto solúveis quanto insolúveis), vitaminas do complexo B e minerais como magnésio.

Você pode gostar...