Produção de pescado movimenta a Costa Verde & Mar na Quaresma

Foto_009-2014 (Peixe na Quaresma-menor)Dados do Grupo de Estudos Pesqueiros da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apontam os municípios litorâneos da região como os de maior destaque na pesca nacional. Itajaí e Navegantes são os locais de maior desembarque, seguido de Porto Belo.

E no período em que os cristãos vivem a Quaresma, essas cidades e sua atividade econômica ganham ainda mais força. Locais como as colônias de pescadores e os mercados públicos lotam de pessoas em busca dos pescados para esse período religioso.
Representantes da Igreja Católica afirmam que o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma.

A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. Por isso, para o catolicismo, o importante é que o jejum seja acompanhado de oração, caridade e penitência.
Para acompanhar a movimentação, uma dica de pescado simples e fácil de fazer. Vale para esse período religioso, mas também para qualquer outra época do ano.

Sugestão de receita: Anchova grelhada

COSTA VERDE & MAR

Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR
Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, sala 02 – Itajaí – SC
www.facebook.com/costaverdemar | www.twitter.com/CostaVerdeMar
www.costaverdemar.wordpress.com | http://www.costaverdeemar.com.br/

Você pode gostar...