Quatro dicas para manter-se sempre atualizado na confeitaria
Professora e confeiteira com mais de 30 anos de profissão, Chef Léo Oliveira, ensina como se destacar no mercado de trabalho e na área
Em um mundo corporativo cada vez mais desafiador e acirrado, manter-se atualizado deve ser a chave de todo profissional, independente da área em que está inserido. Dentro da confeitaria, não é diferente. A Chef Léo Oliveira, empreendedora, profissional renomada com mais de 30 anos de carreira e professora que recentemente lançou a sua escola online, ressalta a importância de estar antenado ao mundo da confeitaria e sua evolução. “A confeitaria está em constante evolução e ser professora requer muita atenção ao mercado e as tendências; Por isso, preciso sempre atualizar meus alunos com o que tem de novo no mercado para que eles tenham mais confiança e não se sintam desvalorizados perante a concorrência”, comenta a especialista.
Para Léo, que iniciou sua carreira há quase três décadas, as oportunidades de ensino não eram tão fáceis como atualmente. Além de não ter condições financeiras para custear cursos e especializações, a era digital ainda não era conhecida como um meio de disseminação de conteúdo, entretanto, nunca lhe faltou vontade e ideias para crescer e se destacar. “No início da minha carreira como confeiteira, eu não tinha condições de fazer nenhum curso de especialização e fiquei estacionada por um bom tempo. Ao começar a surgir as primeiras possibilidades e condições de poder me especializar, as portas foram se abrindo”, complementa a Chef.
O avanço das tecnologias e a facilidade de se buscar conhecimento, foi fundamental quando, em 2020, o avanço da Covid-19 colocou o mundo em estado de alerta, entrando assim, em período pandêmico com picos de lockdown. Nesse momento, muitas pessoas precisaram se reinventar dentro de suas casas e, outras tantas, aprenderam a trabalhar com as tecnologias para encontrar soluções. Para Léo, que está à frente de um canal no YouTube com quase 3 milhões de inscritos, a pandemia só confirmou o que já estava evidente. “O ensino remoto ajudou aquela dona de casa que se via impossibilitada de fazer um curso por não poder se ausentar por muito tempo do seu lar. Hoje, ela concilia a rotina de seus afazeres com os estudos e os resultados são surpreendentes com infinitas possibilidades de crescimento na sua área”, comenta.
A confeitaria é um dos segmentos que mais cresce no Brasil. Em 2019, por exemplo, o setor movimentou cerca de R$12 bilhões de reais e, mesmo após o período de recessão econômica, o aumento do consumo de doces e sobremesas cresceu mais de 60% durante a pandemia causada. Para quem deseja se destacar dentro da área, a Chef Léo separou algumas dicas para obter sucesso. Confira quais são elas abaixo.
- Estudar e treinar sempre
Para ter sucesso dentro da confeitaria, é preciso dedicação. “Separe pelo menos uma hora ao dia para ler e analisar receitas, ler artigos específicos em revistas de confeitaria. Separe um tempo para conhecer feiras e eventos e esteja sempre ligada às tendências”, comenta Léo.
- Teoria e a prática andam juntos
Existem diversas técnicas e fórmulas dentro da confeitaria e muitas delas, são passadas de gerações em gerações e precisam ser memorizadas, pois são fundamentais para um bom funcionamento das receitas, como por exemplo: o ponto das caldas, temperatura dos chocolates, os tipos de massas de bolo, entre outros. A teoria é fundamental para que a prática saia como o esperado. Para Léo, a prática vem para aperfeiçoar as técnicas aprendidas.
- Disciplina e empenho são fundamentais para atingir o sucesso
“Para ser uma confeiteira de sucesso é preciso muito trabalho, disciplina e empenho. Tudo isso vale a pena, já que traz bons frutos. Ter uma boa demanda, deixar os clientes satisfeitos e ser reconhecida pelo que faz são apenas alguns exemplos do que é alcançado quando se conquista um espaço entre os melhores da profissão”, explica a Chef.
- Invista na melhor imagem do seu produto
Esteja atento não somente ao sabor dos seus produtos, mas também, a aparência deles. Hoje as maiores tendências são visuais devido a forma rápida com que a moda é ditada nas redes sociais. “Muitas pessoas que têm dificuldades em decorar bolos e doces estão apostando em lindas embalagens que valorizam o produto e que acabam chamando a atenção das pessoas”, finaliza Léo.