Saiba qual vinho combina com a sua lasanha preferida

Saiba qual vinho combina com a sua lasanha preferida
Foto: Wine

Sommelière harmoniza as receitas mais populares dessa queridinha dos brasileiros com vinhos especiais

Protagonista dos almoços de família, a lasanha tem um dia só dela: 29 de julho. A data surgiu de maneira informal nos EUA e, aos poucos, foi conquistando adeptos em outros países. Com camadas de massas intercaladas com queijos e diversos recheios, é um prato dos mais versáteis e é bastante popular entre os brasileiros.

Mas, como toda receita italiana à base de massas, faz sucesso acompanhada de um bom vinho. Para os amantes dessa combinação, a dica de Marina Bufarah de Souza, Sommelière da Wine, é observar quais são os ingredientes e condimentos predominantes no recheio. “São eles que darão o tom para as harmonizações acontecerem”, comenta.

Na clássica lasanha à bolonhesa, em que destaque a acidez do molho vermelho e a estrutura da proteína ganham destaque, a recomendação é um vinho com frescor e taninos presentes como o Esteban Martín Crianza D.O.P. Cariñena Garnacha Syrah Tempranillo 2018. É um exemplar de corpo médio e boa complexidade de aromas e sabores.

https://www.wine.com.br/vinhos/esteban-martin-crianza-d-o-p–carinena-garnacha-syrah-tempranillo-2018/prod26353.html

Para os que preferem um bom molho à base de queijos, uma boa pedida é um vinho branco com boa acidez, que vai limpar a untuosidade da gordura dos queijos. Um rótulo como o Hielo Sur Cool Climate D.O. Valle de Casablanca Chardonnay 2021, que contempla a uva chardonnay num terroir de clima frio, surpreende com todo seu frescor e potencial aromático.

https://www.wine.com.br/vinhos/hielo-sur-cool-climate-d-o–valle-de-casablanca-chardonnay-2021/prod26853.html

Os cogumelos estão cada vez mais presentes no gosto do brasileiro e podem brilhar numa lasanha. “Nesse caso, teremos um recheio mais delicado, com notas terrosas que vão de encontro a estrutura e perfil aromáticos da Pinot Noir. No Root: 1 Reserva D.O. Valle de Casablanca Pinot Noir 2020, elaborado com uma uva famosa pelas suas nuances encantadoras e cultivada num dos principais vales chilenos para sua expressão”, aponta a especialista.

https://www.wine.com.br/vinhos/root–1-reserva-d-o–valle-de-casablanca-pinot-noir-2020/prod27142.html

Há quem prefira trocar as camadas de massa por abobrinhas ou berinjelas, o que também tem seu charme. Nessa receita, o que vai ditar a harmonização é o molho. Se a preferência for por molho vermelho, aposte no Ímpetu Carménère, que com seus toques herbáceos vai combinar super bem com os aromas e sabores dos legumes. Se a opção for um molho branco, um bom Sauvignon Blanc como o australiano Hunter and Fox Sauvignon Blanc 2019 vai complementar o frescor do prato com excelência.

https://www.wine.com.br/vinhos/impetu-carmenere/prod25389.html

https://www.wine.com.br/vinhos/hunter-and-fox-sauvignon-blanc-2019/prod23730.html

Agora é só escolher sua preferida e garantir a taça cheia para celebrar essa data a altura. Feliz Dia da Lasanha!

Você pode gostar...