Celebre a primavera com receitas feitas com frutas e legumes da estação

Celebre a primavera com receitas feitas com frutas e legumes da estação
Foto: Kwai

A Primavera chegou tímida no fim de setembro pelo país, mas é só olhar as ruas, os parques, as feiras e os mercados para sentir que já estamos em uma nova estação: a oferta de cores e os sabores de frutas e legumes sazonais está maior e garante uma oportunidade única para criar pratos deliciosos. Para entrar no clima agradável da época das flores, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, selecionou receitas feitas pelos criadores de conteúdo da plataforma para aproveitar ao máximo os sabores da primavera. Bom apetite!

Celebre a abobrinha com uma quiche irresistível

Essa receita da Rosangela Rigoni, também conhecida carinhosamente como a “vovó das padarias”, é capaz de fazer até quem não gosta de abobrinha passar a venerar o legume. Em seu perfil, que tem mais de 5,6 milhões de curtidas no aplicativo, a criadora ensina uma deliciosa quiche de abobrinha com bacon. A receita é simples: a base do prato é feita com farinha de trigo, sal, margarina, ovo e, um ingrediente um pouco diferente, guaraná! Já o recheio leva bacon, abobrinha, caldo de galinha, cebola, tomate e cheiro-verde. Na montagem, retire o caldo da abobrinha refogada antes de colocar o recheio na massa e, para finalizar, adicione o queijo parmesão ralado e uma mistura de creme de leite fresco com ovos e leve ao forno por 30 minutos a 180º.

Um clássico cheio de cor e sabor: abóbora recheada

Fran Misturini, que tem mais de 9 milhões de curtidas no Kwai, ensina uma receita incrível e diferente de uma abóbora recheada com frango e bacon. Para fazer o prato, é necessário cortar a parte de cima do legume, retirar as sementes, lavar e depois colocar para cozinhar. O recheio é um creme feito com bacon, frango em pedaços e temperado, cebola, creme de leite e cheiro-verde. Para finalizar, com o garfo, raspe o interior da abóbora para soltar um pouco, adicione o recheio aos poucos e mexa para incorporar bem. O toque final fica por sua conta, mas a Fran adicionou queijo, mais um pouco de bacon e cheiro-verde.

Fofinho e saudável: aprenda a fazer um pão caseiro de cenoura

Se você já quis fazer um pão, mas estava preocupado com o trabalho que isso poderia te dar, precisa conferir a receita do pão de cenoura no perfil Receitas Delícias e Afins, que tem mais de 4,7 milhões de curtidas na plataforma. Para fazer a massa, basta colocar, em um liquidificador, os seguintes ingredientes: leite, cenoura picada, ovos, óleo, açúcar e sal. Depois de bater até que fique homogêneo, vire a mistura em um recipiente, adicione fermento biológico e mexa. Por fim, vá colocando a farinha de trigo aos poucos enquanto mexe, é importante que seja dessa forma para evitar os “gruminhos” no pão. Com a massa homogênea, despeje o conteúdo na forma e deixe descansar com um pano em cima por 40 minutos, depois é só levar ao forno pré-aquecido em 180º por apenas 35 minutos e pronto, você terá um pão de cenoura bem fofo e delicioso!

Ratatouille: uma receita francesa que garante finesse em qualquer mesa

A receita de legumes assados, que ficou bem conhecida após um filme animado do famoso ratinho cozinheiro, é a cara da primavera, já que leva três itens sazonais da estação: abobrinha, berinjela e tomate. Sau Sampaio, que tem mais de 3,2 milhões de curtidas no Kwai, mostra que fazer um Ratatouille é mais fácil do que pode parecer. Os ingredientes principais são: tomate, pimentão amarelo, abobrinha e berinjela, todos cortados em rodelas. Para o molho, leve ao fogo uma panela com pedaços de tomate cozido e sem casca, cebola, sal, alho, molho de tomate, folhas de manjericão e vinho, depois de cozinhar, é só bater no liquidificador. Para a finalização, em uma bandeja untada com azeite, intercale uma rodela de cada item principal, coloque mais um pouco de azeite por cima e despeje o molho. Leve ao forno e depois aproveite!

Sobremesa brasileiríssima: mousse de cupuaçu

O cupuaçu é uma das frutas da primavera e não poderia ficar de fora dessa seleção. A Jany na Cozinha, que tem mais de 22,6 milhões de curtidas no aplicativo, decidiu testar a receita com esse fruto típico da Amazônia brasileira e garante que deu muito certo com a combinação da acidez da fruta e a doçura do leite condensado no mousse de cupuaçu. Para fazer, bata, em um liquidificador, a polpa do cupuaçu, creme de leite e leite condensado, quando atingir a textura cremosa de mousse, é só despejar a mistura em um recipiente e levar para a geladeira. Aproveite para servir bem geladinho para se refrescar.

O famoso pavê com um toque de frescor do maracujá

Outra fruta da estação é o maracujá, e se o suco da fruta já é uma delícia nessa primavera quente, que tal um pavê de maracujá gelado? Foi o que fez a criadora do perfil Joi Cozinha Prática, que tem 9,2 milhões de curtidas. O modo de preparo do recheio é igual ao de uma mousse: bata, em um liquidificador, o maracujá, creme de leite e leite condensado. A dica é bater antes a polpa do maracujá com água e coar, para tirar as sementes. Em um refratário, coloque uma base com bolacha maizena embebida em leite e adicione a mistura do maracujá. Na montagem, intercale entre as bolachas e o creme até que preencha todo o espaço, depois é só deixar por 2 horas na geladeira, até que fique firme. Para deixar tudo ainda melhor, Joi ensina como fazer uma calda deliciosa e super fácil para dar um toque especial na sobremesa.

Você pode gostar...