Salad dá dicas para evitar exageros nas festas de final de ano

image003

Alimentação detox ajuda a limpar o corpo e voltar para uma vida equilibrada.

Natal e Ano Novo, férias de verão e carnaval. Parece que as comemorações entre dezembro e março são desculpas para as pessoas se esquecerem de seguir hábitos saudáveis e manter uma alimentação regrada com o pretexto de que durante as festas tudo é permitido. O perigo de pensar assim é que os abusos cometidos nesse período podem prejudicar todo o esforço para manter a saúde do corpo em equilíbrio no restante do ano.

A boa notícia é que mesmo para quem acabou exagerando há maneiras de tentar reverter a situação. “Logo depois das festas, é importante começar um processo de detox cortando o consumo de carne vermelha, leite e derivados, glúten, cafeína e álcool da dieta”, lista Maria Fernanda Cortez, nutricionista consultora da Salad Creations, rede americana de fast good food presente em nove estados brasileiros. A nutricionista ainda lembra que o ideal é não fazer o detox por muito tempo e ele sempre deve ser feito com um acompanhamento de uma profissional. Depois desse período é importante continuar com hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada cheia de verduras, legumes, carnes grelhadas e carboidratos integrais.

Para ajudar a não sair completamente da linha, a Salad e a sua consultora de nutrição dão algumas dicas. “O mais comum nessa época é exagerar nas quantidades”, explica Maria Fernanda. Segundo a profissional, comer mais de um tipo de proteína, como peixe, peru e tender, misturar vários carboidratos, como arroz, farofa e bolo, ou exagerar no doce e na bebida alcoólica estão entre os pecados mais cometidos.

Maria Fernanda lembra que é importante também manter a rotina saudável antes e depois das festas para não atrapalhar todo o conquistado ao longo do ano. “Quem quiser se presentear com algo durante as comemorações pode tomar uma taça de vinho no jantar. Além disso, é importante fazer refeições balanceadas com bastante salada, duas fatias de proteína, três colheres de sopa de carboidrato e, preferencialmente, uma fruta como sobremesa”, explica a nutricionista.

Com a ajuda da consultoria de nutrição, a Salad montou uma sugestão com pratos saborosos e leves que podem ser consumidos para limpar o organismo dos excessos cometidos. A dica é combinar a Tuna Salad, que tem atum como fonte de proteína magra e que inclui ainda alface americana, cenoura, tomate, pepino e azeitona regados ao molho oriental, com o suco Detox, que traz uma refrescante combinação de pepino, abacaxi e água de coco. Ambos renovam as energias para o ano novo que está só começando.

Para mais informações sobre a Salad, acesse o site www.saladcreations.com.br.

Você pode gostar...