7 Dicas para Aproveitar o Carnaval

Receita de Suco de laranja, mamão e acerola

Nos próximos dias, dezenas de brasileiros sairão às ruas para aproveitar as festas de Carnaval, mas poucos sabem que é preciso tomar alguns cuidados para aguentar todos os dias de folia. A orientação é da médica do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel Brito. “Além de dormir bem, em média seis horas por dia, é preciso fazer uma alimentação balanceada e ter uma boa hidratação.”

Saber como anda o próprio corpo é outra dica para quem não quer perder nem um minuto de diversão. “Os que já fazem exercícios e têm um condicionamento cardiovascular, o gasto de energia é menor e as dores no corpo são menos intensas.”
A especialista atenta também para prevenção de insolação, desidratação e infecção intestinal por meio de alimentos e água de procedência desconhecida.

Outro ponto que merece atenção são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que não são as únicas doenças comuns nessa época. “Não podemos nos esquecer das doenças ligadas ao beijo e à saliva como mononucleose, citomegalovirose e herpes simples labial”, reforça Ligia.

Para a ressaca do dia seguinte, as dicas são: hidratação com água, diversas vezes ao dia; a ingestão de suco de frutas; e não consumo de alimentos gordurosos.

Confira sete dicas da médica do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel Brito, para aproveitar o Carnaval sem problemas.

  • Tome muito líquido. São indicados pelo menos 2 litros de água por dia. Evite misturar bebidas alcoólicas destiladas com fermentadas e lembre-se de que, nesses casos, a ressaca é pior no dia seguinte;
  • Faça um café da manhã reforçado, pois essa refeição é necessária para que você tenha com proteínas e carboidratos necessários para aguentar folia;
  • No caso das outras refeições, lembre-se de incluir frutas, verduras e legumes;
  • Coma alimentos de procedência reconhecida. Em razão do calor, é normal a contaminação dos alimentos e água por determinados tipos de bactérias e vírus, que se proliferam com mais facilidade;
  • Mesmo usando fantasia, opte por roupas leves. É importante estar confortável para ter disposição;
  • Caso exponha-se ao sol, utilize filtro solar e lembre-se de repassá-lo, a cada 3 horas, durante o dia. Lembre-se de que há no mercado opções “oil free” para peles oleosas ou mistas;
  • Em qualquer tipo de relação sexual, incluindo a oral, use preservativo. Em diversos locais de festa, há distribuição gratuita dessa proteção.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quarto ano consecutivo em 2014.

Você pode gostar...