A cultura alimentar nigeriana – receita adaptada pelo Chef Rodrigo Varela

No dia 20 de dezembro de 2013 o Grupo Vitória Hotel recebeu o anúncio oficial da Fifa (Federação Internacional de Futebol), confirmando a estada da seleção nigeriana no Vitória Concept Hotel, de Campinas, interior paulista, durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014.

A delegação chegará ao município no dia 11 de junho com a reserva de 46 apartamentos, em andares privativos e, junto ao hotel o Estádio Brinco de Ouro da Princesa forma o equipamento com as especificações técnicas para hospedagem e centro de treinamento. Mas além da bola no pé, a presença nigeriana trará à cidade outros referenciais culturais e curiosidades extras, como por exemplo, sua cultura alimentar.

Você sabia que a culinária brasileira tem parentesco com os hábitos nigerianos? Embora os pratos sejam variados e regionais muitos são feitos a base de feijões, legumes, verduras e frutas, bastante conhecidos em nosso cardápio. Um bom exemplo é a tradicional receita de fufu: massa espessa e lisa feita à base de inhame ou mandioca, feijões e bananas, habitualmente servida com caldos ou sopas que podem conter peixes e verduras.

Ou então o arroz à moda, servido com quiabo frito. Outros sabores remetem com ênfase à comida baiana, marcada pela presença das pimentas e pelo azeite de dendê, bastante utilizados pelos visitantes em pratos que se assemelham, por exemplo, ao Caruru, Acarajé, Vatapá e xinxim de galinha.

Faça em casa

Quer testar uma receita típica nigeriana? O chef Rodrigo Varela, do Bellini Ristorante (Grupo Vitória Hotéis), adaptou esta receita especial de Arroz Nigerian Jollof para você testar em casa.

Você pode gostar...