7 benefícios para a saúde ao incluir aveia na alimentação

aveia
Foto: Pixabay

Com diversos benefícios para à saúde, incluir a aveia nas refeições de forma regular é uma boa opção para quem deseja obter bons hábitos alimentares e até mesmo emagrecer. Rica em fibras, vitaminas, minerais e proteínas, ela é bastante prática e versátil para o consumo, podendo ser misturada a saladas, frutas, massas, pães e biscoitos.

A nutricionista Thaise Costa, da Tia Sônia, marca referência em granolas e produtos voltados para alimentação saudável e natural, explica as propriedades do alimento e os benefícios que ele pode trazer para a saúde. Veja a seguir!

1 — ALIADA NA PERDA DE PESO
Segundo a nutricionista, a aveia pode auxiliar na perda de peso mesmo não sendo um alimento com baixo teor calórico.

“A aveia é rica em fibras e composta por beta glucana, que é um tipo de fibra que proporciona colecistoquinina, gerando sensação de saciedade. Ou seja, ao consumi-la, a fome se torna menor, o que facilita a dieta”, revela Thaise.

2 — AJUDA A COMBATER O COLESTEROL
Thaise revela que a aveia é uma importante aliada no controle do colesterol. “A fibra glucana que encontramos na aveia também ajuda na redução do colesterol. Além disso, o alimento contém um importante antioxidante, explica a nutricionista.

3 – CONTROLA O DIABETES
Um dos principais benefícios da aveia é o auxílio no controle da diabetes. “Por se tratar de um alimento com baixo índice glicêmico, a aveia auxilia na precaução do diabetes, pois consegue diminuir a taxa de absorção dos carboidratos”, esclarece Thaise.

4 – AJUDA NO BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO
De acordo com a nutricionista, a aveia é rica em fibras, que são benéficas para a função intestinal. “As fibras encontradas na aveia reduzem o tempo que o alimento demora para ser digerido, ajudando no bom funcionamento do órgão”, conta a profissional.

5 – IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA E CARBOIDRATO

“O carboidrato encontrado na aveia é um tipo mais saudável, pois são absorvidos lentamente pelo corpo, não ocasionando picos de glicemia. Porém é preciso consumir com moderação e sem excessos para não ter o efeito contrário com o alimento”, explica Thaise.

A nutricionista também revela o quanto o alimento é benéfico para os praticantes de exercícios físicos. “A aveia mantém os carboidratos na corrente sanguínea por um longo período de tempo, o que auxilia na queima de gordura durante as atividades”, esclarece.

6 – AJUDA NO GANHO DE MASSA MUSCULAR
A nutricionista revela que apesar de não possuir todos as fontes proteicas necessárias, a aveia auxilia no ganho de massa muscular.

“O alimento contém uma boa quantidade de proteínas vegetais, além de nutrientes como o ferro, vitamina B e bons carboidratos, que ajudam a obter a massa magra, essencial para o bom funcionamento do corpo”, informa Thaise.

7 – MELHORA A SAÚDE CARDIOVASCULAR

“Consumir o alimento regularmente todos os dias diminui as chances de ter doenças cardiovasculares, pois a aveia ajuda a reduzir a pressão sanguínea. Além disso, ter o grão integral nas refeições, ajuda a melhorar a saúde do coração e das artérias”, enfatiza a nutricionista.

Você pode gostar...