A saúde começa na infância

Receita de Bolo de laranja com aveia

A infância é a época mais doce e simples da vida, entretanto é notável como essa fase vem sendo alvo de grande preocupação nos tempos atuais, principalmente quando falamos em saúde, tanto física quanto financeira. Para este Dia das Crianças, desenvolvemos um pequeno guia para auxiliar no cuidado com os pequenos, afinal os bons hábitos começam na infância, não é mesmo?

Todos sabem que uma alimentação saudável é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. “Na infância, período de formação dos hábitos alimentares, é importante redobrar a atenção, pois o tipo de alimentação adotado nessa fase é crucial para a manutenção da saúde durante a vida”, comenta Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede de franquias Mundo Verde.

A nutricionista ressalta que a alimentação saudável, além de proporcionar prazer, fornece energia e outros nutrientes que o corpo precisa para crescer, desenvolver e manter a saúde. “A alimentação deve ser a mais variada possível para que o organismo receba todos os tipos de nutrientes”, completa.

Ainda de acordo com Flávia, os alimentos calóricos não precisam ser completamente abolidos, desde que sejam oferecidos em pequenas porções. “O ideal é substituir alimentos muito calóricos pelo de baixa caloria e alto valor nutricional.

Oferecer alfarroba, chocolate amargo (70%) ou barras de cereais ao invés do chocolate ao leite, preferir cereais integrais como a granola e aveia, com bebidas vegetais ou frutas liofilizadas aos salgadinhos, bolachas integrais às recheadas e muffins zero açúcar no lugar dos bolos e doces excessivamente açucarados são algumas dicas benéficas para manter em dia a nutrição infantil. Verduras, frutas e legumes não podem faltar no cardápio”, recomenda.

Sono

O sono é uma das funções vitais ao organismo e necessita tanto de uma rotina, quanto as demais atividades do dia-a-dia. No caso das crianças, é imprescindível criar disciplina, pois durante a noite acontece a troca e regeneração celulares, além da liberação do Hormônio do Crescimento (GH), que ocorre principalmente nas fases mais profundas do sono. De acordo com Renata Federighi, consultora do sono da indústria de Travesseiros Duoflex, uma rotina estruturada é de extrema importância para a manutenção da saúde e para o desenvolvimento emocional dos pequenos. “A disciplina com o horário de ir para cama e acordar faz com que o relógio biológico entenda e se adapte facilmente, o que é importante para o bom funcionamento do organismo. Quando dormimos, há alterações psicológicas e hormonais que dependem da regularidade do sono, por isso, respeitar os horários é fundamental”, explica.

É importante que a criança compreenda que a noite é o momento para dormir. Os pais, por exemplo, podem colaborar fazendo uma programação e criando um ritual para os filhos. “Leve os pequeninos para escovar os dentes, conte uma história ou cante uma canção tranquila antes de eles dormirem. Faça com que a criança aprenda, aos poucos, a colocar em ordem suas atividades e, principalmente, entenda o porquê de estar fazendo isso”, recomenda a consultora.

Saúde dos olhos

A infância é uma fase importante do desenvolvimento, pois nela, muitas doenças podem ser detectadas e tratadas. Para o oftalmologista Richard Yudi Hida, chefe do Setor de Catarata do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo e diretor técnico do Banco de Tecidos Oculares da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, os cuidados com a visão devem ser iniciados antes mesmo do nascimento. “Doenças como Rubéola e Toxoplasmose, que podem afetar as mães nos três primeiros meses de gravidez, podem, ao mesmo tempo, causar cegueira, como a catarata congênita, e malformações na criança”, explica o especialista. Para garantir a saúde ocular também é recomendado realizar o Teste do Olhinho, já no berçário. “Os cuidados devem começar durante o pré-natal, uma vez que a cegueira em recém-nascidos está comumente relacionada a doenças da mãe adquiridas durante a gestação”, explica o especialista.

Para crianças que correram esse risco ou com outros problemas como a retinopatia da prematuridade, é importante realizar acompanhamento com seu oftalmologista assim que tiver alto do hospital, e a cada ano realizar uma consulta de rotina. “Mesmo que não haja queixas, o ideal é realizar consultas anuais ao especialista”, finaliza Hida.

Educação financeira

O Dia das Crianças é uma data que costuma sensibilizar as mães e os pais em todo o mundo. Certamente, este é um momento muito esperado pelos pequenos, que enchem os pais de pedidos e de listas de desejos recheadas, principalmente com as novidades que surgem no mercado de consumo nesta época do ano.

Segundo Wilson Justo, Diretor de Marketing da financeira Sorocred, as datas comemorativas podem trazer alguns riscos ao consumidor mais desatento às despesas fixas e as dívidas já contraídas. “Dia das Mães, dos Pais, das Crianças e o Natal, são períodos em que as vendas crescem significativamente e o comércio comemora. Logo depois, quando os parcelamentos e os cheques pré-datados se acumulam e impactam nos orçamentos das famílias, aí se pode chegar à inadimplência, infelizmente”, explica Justo.

Confira algumas dicas do executivo para comprar o presente dos pequenos, sem comprometer as finanças pessoais:

· Negocie com a criança se o presente escolhido por ela estiver fora do poder aquisitivo da família. Mostre outras opções e discuta abertamente o assunto;

· Faça uma ampla pesquisa de preços. Produtos idênticos apresentarão diferenças abissais nos preços. Como quase sempre temos mais que uma criança para presentear (filhos, sobrinhos, afilhados…), uma bela pesquisa sempre se justifica;

· Antes de sair às compras certifique-se de que o valor realmente está disponível para a aquisição do presente;

· Leve apenas o meio de pagamento necessário para a compra pretendida. Não saia de casa com vários cartões de crédito, talões de cheques e dinheiro, pois você pode ter a sensação de riqueza momentânea;

· Comece desde cedo a investir em educação financeira familiar. Explique sempre à criança quais são os recursos que a família possui e como devem ser destinados (subsistência e bens supérfluos);

· Procure não comprar o presente na companhia da criança! Elas são inconstantes em relação às suas escolhas e a grande diversidade de ofertas tem potencial para gerar um desvio perigoso no objetivo orçamentário da compra.

Você pode gostar...