Afinal, devo ou não colocar gelo no vinho?

Afinal, devo ou não colocar gelo no vinho?
Foto: Pixabay

*Por Livia Marques

O vinho é um das bebidas mais apreciadas por pessoas do mundo inteiro. Com diferentes sabores, estilos e formas de ser consumido, uma das principais perguntas que vem sendo feita é: “Posso ou não colocar gelo no vinho?”.

A verdade é que não existe uma resposta totalmente correta. O consumo, assim como o paladar, é muito individual. Dessa forma, a decisão é completamente do consumidor. Claro que, para um sommelier, há uma recomendação baseada em experiência, já que vários fatores tornam a degustação da bebida ainda mais prazerosa. Contudo, isso não impede que qualquer pessoa faça sua “personalização”.

Se for de sua preferência, não há problema colocar pedras de gelo no vinho. Porém, é importante ressaltar que isso pode afetar algumas de suas principais características, como aroma e gosto. Afinal, é um adicional que, ao ser misturado, vai se integrar com o conteúdo da taça.

Por outro lado, há também tipos específicos de vinhos que especialistas recomendam ser consumidos com gelo. É o caso de alguns rosés e brancos, que podem servir como abertura, principalmente no verão, para um primeiro teste.

Claro que, reforçando mais uma vez, são escolhas pessoais. No final, o que verdadeiramente importa é consumir a bebida com moderação.

*Livia Marques é CEO da da Veroni, vinícola chilena que possui certificação Fairtrade, organização que busca proporcionar melhores condições de trabalho para produtores de países em desenvolvimento

Você pode gostar...