Rótulos da Crew Republic harmonizam com fondue

RECEITA DE FONDUE DE QUEIJO COM BATATAS

Cervejas especiais possibilitam harmonizações com carne, chocolate e diferentes queijos.

A chegada do inverno sempre traz a vontade de resgatar a panela de fondue guardada nas prateleiras mais altas da cozinha. Afinal, quem resiste a pedacinhos de file-mignon envolvidos por creme de queijo quente ou frutas embebidas em chocolate derretido?

Mas e se fosse possível tornar essa delícia ainda mais saborosa? Pois é! Harmonizar o fondue com cervejas especiais é uma grande sacada para deixar a experiência gastronômica muito mais intensa e os rótulos da cervejaria alemã Crew Republic são perfeitos para tal combinação. Confira as possibilidades abaixo.

Fondue de queijo
O fondue com queijo pode ser feito com queijos mais leves, mais pesados ou com a mistura pronta do supermercado. Para cada caso, há uma cerveja específica que se encaixa melhor na harmonização. Se o fondue for feito com queijos mais pronunciados como o gorgonzola, o ideal é uma cerveja igualmente mais robusta como a Crew Republic X 2.0. No estilo barley wine, o rótulo é feito com os lúpulos Hercules, Fuggles, East Kent Golding e com os maltes Pilsener Malt, Crystal Malt, Munich Malt. A X 2.0 tem 65 IBU e 10,1% de teor alcoólico.

Queijos mais adocicados como o Emmental ou Gruyere pedem uma cerveja mais leve e fácil de tomar. Estilos como o weiss, belgian ale, pilsen e blonde ale são os mais indicados. No estilo blonde ale, a Crew Republic Munich Summer, que é produzida com os lúpulos Tradition, Citra, Cascade, Comet, Amarillo e com os maltes Pilsener Malt, Munich Malt, Crystal Malt, cumpre a harmonização perfeitamente. A cerveja tem 22 IBU e 4,8% de teor alcoólico. Este rótulo também pode ser harmonizado com a mistura pronta de supermercado.

Fondue de chocolate com frutas
Para harmonizar o fondue com chocolate, a dica é uma cerveja mais encorpada, que tenha notas de torrefação e teor alocoólico mais elevado. A Crew Republic Roundhouse Kick, no estilo imperial stout, tem 71 IBU e 9,2% de álcool, o que casa totalmente com a sobremesa, e o chocolate, por sua vez, destaca as características naturais da cerveja.

Fondue com molhos condimentados
Depois de fritos os pedaços de carne, é comum combiná-los com molhos condimentados, como o barbecue, mostarda, mango chutney etc. Nesses casos, a harmonização deve ser feita com uma cerveja mais lupulada e com teor alcoólico mais elevado, como é o caso da Crew Republic Drunken Sailor, uma IPA produzida com os lúpulos Herkules, Citra, Cascade, Simcoe e com os maltes Pilsener Malt, Munich Malt, Crystal Malt. A Drunken Sailor tem 58 IBU e 6,4% de teor alcoólico.

Sobre a Birgit
Criada em 2011, a importadora Birgit é uma empresa familiar que traz cervejas de altíssima qualidade diretamente da Alemanha. Waldhaus, Crew Republic e Schweiger são as atuais marcas trazidas pela importadora, que são distribuídas nos estados de SP, PR, RJ, RS, SC e DF. O objetivo da Birgit é aproximar o consumidor brasileiro do que existe de melhor quando o assunto é cerveja.

Você pode gostar...