Aliados naturais para combater e prevenir doenças

imagem_release_360158Especialista cita oito alimentos cujas substâncias auxiliam sem ao menos perceber

Uma alimentação saudável é requisito básico para manter-se sempre com disposição e energia. Por isso, consumir produtos naturais pode ser a melhor forma no combate de algumas doenças. Pesquisas catalogadas pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos concluem que “o corpo humano necessita de uma alimentação natural e bem variada para não adoecer.”

A autora do livro Você pode ter saúde basta querer, Catharina Walzberg, diz que para evitar diversas doenças é importante inserir alimentos crus em suas refeições. “Frutas, legumes e verduras, especialmente quando consumidos crus, são antioxidantes e neutralizam os radicais livres que provocam a degeneração das células”, afirma.

Abaixo estão alguns dos alimentos que ajudam nesta prevenção e suas funções no organismo humano. Todos foram retirados do livro publicado pela Barany Editora, reafirmando a proposta de inserir saúde no cotidiano de quem necessita:

Alho: Previne e cura infecções. É antivirótico, anti-inflamatório, antipasmódico, descongestionante, abaixa a pressão arterial, limpas as artérias e reduz o colesterol, auxiliando na prevenção do derrame cerebral e do infarto do coração.

Limão: Combate gastrite, infecções, gota, náuseas, artrite e reumatismo, dor de garganta, caspa e seborreia.

Berinjela: Está presente em pomadas usadas contra o câncer de pele, ajuda a reduzir o tamanho de pedras na vesícula e também a emagrecer. O suco deste fruto, ingerido durante 15 dias em jejum, reduz o colesterol.

Brócolis e Repolho: Reduz o excesso de estrógeno, combatendo o câncer de mama. O brócolis ajuda a regular o metabolismo de insulina, sendo benéfico na diabetes e hipoglicemia.

– Salsinha: É recomendado que fumantes passivos e ex-fumantes tomem um copo de suco de salsinha em jejum diariamente, pois ele reduz a oxidação das células, gerada no pulmão. Assim, essa erva combate o câncer de pulmão.

Gengibre: É conhecido como analgésico. Ajuda a combater a dor de cabeça, garganta e inflamação. Também reduz o desejo de fumar.

Leite de gergelim com banana: Auxilia na redução das cólicas menstruais. É indicado ingerir dois copos desta mistura na véspera do início da menstruação.

Morango, uva e framboesa: Neutralizam as substâncias cancerígenas que penetram no organismo e beneficiam a pele, tornando-a mais elástica.

Sobre a autora: Catharina Walzberg é autora do livro “Você pode ter Saúde basta Querer” publicado pela Barany Editora. Especialista em Naturopatia avançada, Palestrante e Diretora do Retiro de Recuperação da Saúde, em Jarinu – SP.

Comida e Receitas

Fundado em 2007, o site Comida e Receitas tem como objetivo ser referência do setor, para isso vai além do feijão com arroz e conta com milhares de receitas incluindo receitas típicas, regionais e até internacionais, além de dicas, glossário, matérias e especiais temáticos.

Você pode gostar...