Receitas afetivas marcam a estreia do MasterChef 2022

Receitas afetivas marcam a estreia do MasterChef 2022
Foto: Royal Prestige

A linha Easy Release da Royal Prestige, nova patrocinadora do reality, foi utilizada pelos competidores que tiveram que trocar entre si suas especialidades

O reality show de gastronomia de maior audiência no Brasil, o MasterChef, já começou com tudo! Novidade nesta edição, agora todos os participantes têm a sua disposição utensílios de cozinha inovadores da marca americana, Royal Prestige.

Atuando há mais de 60 anos em outros oito países com foco no público latino, a Royal Prestige já patrocinou as edições do programa no México, Colômbia e República Dominicana e agora está ampliando sua atuação no Brasil.

No episódio de estreia, seguindo as orientações dos jurados, os competidores tiveram que preparar uma receita querida de outro participante. Para isso utilizaram bowls de aço inoxidável resistente, facas que cortam com maior firmeza e precisão da Royal Prestige, e em especial, a frigideira Easy Release, que conta com cobertura antiaderente e é isenta de metais pesados e níquel. Com design italiano, ela cozinha os alimentos em menos tempo, por conta de sua distribuição rápida e uniforme de calor. Além disso, ela é quatro vezes mais resistente a arranhões e são facilmente laváveis.

Confira algumas das receitas que se destacaram e aproveite para preparar na sua cozinha com os produtos Royal Prestige.

Tortinha de sardinha

Rendimento: 6 porções
Tempo: 60 minutos

Ingredientes

Massa

250 grama(s) de farinha de trigo
200 grama(s) de manteiga
50 grama(s) de água
1 grama(s) de sal

Recheio

1 unidade(s) de cebola
1 unidade(s) de cogumelo paris
1 unidade(s) de cogumelo shitake
Azeite de oliva a gosto
200 grama(s) de tomate pelado
50 grama(s) de amêndoas
1 colher(es) de sopa de alcaparras
1 xícara(s) de miolo de pão
1 unidade(s) de batata
Alho a gosto
2 unidade(s) de sardinhas

Modo de preparo

Massa: Pese todas as medidas da massa. Em um bowl, coloque a farinha, misture com o sal e adicione a manteiga gelada em cubinhos (a temperatura da manteiga é muito importante para a crocância da massa). Junte todos os ingredientes a fim de obter a textura de uma farofa, sem manipular muito a massa para que os pedacinhos de manteiga não se dissolvam. Enrole a massa em plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos (ou ao congelador, se tiver menos tempo). Retire a massa da geladeira, corte pequenos discos, abra com um rolo e disponha sobre as forminhas. Faça furos com um garfo em sua massa e leve para assar até que fique dourada. Aproveite o forno quente e dê uma leve tostada nas amêndoas, por 5 minutos, para que elas possam liberar os seus óleos.

Recheio: Retire as cabeças das sardinhas, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve-as à uma assadeira. Regue-as com azeite de oliva. Para temperar o azeite, coloque uma cabeça de alho, com casca e tudo — retire apenas uma “tampinha” dele para que o alho possa assar e aromatizar a preparação. Cozinhe a batata em bastante água, doure a cebola em uma frigideira Easy Release até ela mudar de cor e, em outra frigideira, os cogumelos. Acrescente o tomate pelado às cebolas, além do sal e pimenta-do-reino. Retire do forno as sardinhas e tire-as do azeite para que esfriem. Corte as amêndoas tostadas e, em seguida, use um pilão para moê-las, adicionando dois dentes do alho confitado e uma colher de sopa do azeite da preparação. Junte essa misturinha ao molho, acrescente as alcaparras e os miolos de pão. Retire as espinhas da sardinha e corte cada lado em quatro pedaços longitudinais (horizontalmente) e reserve.

Montagem: Recheie as tortinhas, tampe o recheio com pedaços de batata e, finalmente, disponha o pedaço de sardinha sobre elas. Finalize o prato decorando ao redor da sardinha com amêndoas, alcaparras e dill.

Tambaqui no caldo de tucupi

Rendimento: 2 porções
Tempo: 60 minutos

Ingredientes

400 grama(s) de costela de tambaqui
300 ml(s) de tucupi
2 unidade(s) de cebolas
1 dente(s) de alho
1 unidade(s) de alho-poró
1 maço(s) de coentro
300 grama(s) de farinha de mandioca grossa
1 unidade(s) de pimenta dedo de moça
Pimenta branca a gosto
Tomilho a gosto
100 grama(s) de manteiga sem sal
1 unidade(s) de limão siciliano
4 unidade(s) de chalotas

Modo de preparo

Caldo: Pique em pedaços rústicos o alho-poró, os dentes de alho, a cebola, o tomilho e as aparas do peixe. Cozinhe em uma panela Royal Prestige com 1 litro de água por, pelo menos, 30 minutos, em fogo brando. Após 30 minutos de cozimento, tire uma parte do caldo com uma concha, passe em uma peneira 300 ml do caldo e acrescente 300 ml de tucupi. Deixe reduzir metade do caldo e tempere com sal e pimenta. Coe o caldo novamente em um pano para retirar todas as impurezas.

Peixe: Limpe as espinhas da costela do tambaqui e deixe, pelo menos, três espinhas para cada porção. Depois de limpar as porções, tempere-as com sal, pimenta branca e limão. Sele na frigideira Easy Release com alho, tomilho e azeite. Após selar, leve ao forno a 180°C por seis minutos. Vire o peixe e deixe assar por mais seis minutos. Por fim, despeje o suco de meio limão sobre o peixe e reserve.

Farofa: Em uma frigideira Easy Release, coloque a pele do peixe com um dente de alho e deixe fritar até ficar crocante. Adicione uma colher de manteiga e, em seguida, adicione a farinha de mandioca. Tempere com sal e pimenta. Deixe fritar por 10 minutos.

Chalotas: Corte as chalotas ao meio e sele-as em uma frigideira com azeite e manteiga. Deixe no fogo até que as cebolas caramelizem.

Montagem: Coloque o caldo de tucupi em um prato fundo, adicione a farofa e as chalotas seladas. Posicione o peixe com as costelas para fora do prato e salpique coentro fresco para finalizar.

Você pode gostar...