Batata para todos os gostos

Receita de Batata bolinha ao forno

Assada, gratinada ou rosti. A batata é um alimento muito presente na mesa dos brasileiros. Além de dar energia, ela contém vitaminas B e C, potássio, fibras e amido resistente, auxiliando no bom funcionamento intestinal e contribuindo para a prevenção de doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos.

Existem mais de seis tipos de batata. Você sabe qual é ideal para a cada receita? A inglesa é a mais popular no Brasil e bastante rica em fósforo. Já a Asterix, com casca vermelha e formato oval e comprido, é a mais utilizada para fazer batata frita e nhoque. Indicada para quem faz atividades físicas, a batata doce armazena mais nutrientes do que as demais. Para purês e receitas que devem render mais, use a Ágata.

DESCASQUE AS BATATAS SOMENTE APÓS O COZIMENTO
A casca da batata é rica em betacaroteno e vitamina A, atuando no organismo como um antioxidante benéfico à saúde. Além disso, as cascas têm mais proteína do que a polpa. Por isso, não as retire antes do cozimento.

BATATAS ASSADAS NO PONTO
Para garantir mais crocância, sempre pré-cozinhe a batata antes de assar e logo em seguida dê um choque de água fria. Caso use a batata bolinha, mantenha a casca. Para que as batatas cozinhem por igual, faça furos com um garfo.

NHOQUE IDEAL
Ao preparar nhoque, deixe a batata espremida esfriar completamente antes de juntar os outros ingredientes da massa. Esse segredinho vai deixar seu nhoque ainda mais macio.

ACERTE NO PURÊ
Ao fazer um delicioso purê de batatas, não é necessário descascá-las, basta passá-las ainda quentes pelo espremedor e a casca ficará toda nele. É importante que elas estejam sempre quentinhas, pois isso evita que o creme fique empelotado. Para deixar o purê mais leve, adicione claras em neve.

Receita de Batata gratinada diferente

Dica de ouro: Quem não adora batatas fritas? Para deixá-las crocantes e sequinhas, corte as batatas em palitos e, antes de fritá-las, deixe-as por meia hora no congelador.

Você pode gostar...