Beer Sommelier dá sugestões para harmonizar doces com chopes artesanais

Receita de Banana caramelizada

Para a tristeza de muitos, a 31ª Oktoberfest está na reta final. Neste domingo (26/10) encerra mais uma edição da maior festa alemã das Américas. Como sempre, a gastronomia típica e os chopes são destaques do evento. Afinal, quem não gosta de saborear uma Batata Recheada ou o tradicional Eisbein acompanhado de uma boa cerveja? Para sobremesa, a confeitaria alemã também não deixa a desejar.

A dúvida é: qual seria a bebida para harmonizar com estes doces? Chope! Sim. De acordo com o Beer Sommelier da cervejaria artesanal Das Bier, Leandro Schmitt, há algum tempo a cervejaria vem estudando a combinação de doces com a bebida, assim como já ocorre com o vinho, por exemplo. “O chope tem uma vantagem por ter uma gama maior de sabores e isso facilita na hora da harmonização.

Sempre tem um que complementa o sabor do doce ou então um que realce algum ingrediente do prato”, explica Leandro. Confira três ótimas combinações:

Apfelstrudel e Cuca – Combinam muito bem com o chope do tipo Weisen, a bebida de trigo possui notas de cravo e banana.

Cheesecake – O doce não tem origem na Alemanha, mas possui uma combinação bem alemã de queijo salgado com fruta e faz o maior sucesso na Oktober. Para combinar com essa delícia o Stark Bier é o chope mais indicado. Com alto teor alcoólico, harmoniza muito com doces que levam creme. O álcool ajuda a limpar o palato (céu da boca) para a próxima garfada.

Torta Alemã e Bretzel – Um chope com notas de chocolate meio amargo complementa o sabor desses doces, por isso o Braunes Ale é a melhor combinação.

Das Bier

www.dasbier.com.br

Rua: Rua Bonifácio Haendchen, 5.311, Belchior Alto, Gaspar (SC)

Horário do bar da fábrica: de quarta à sexta, das 17h às 24h. Sábados, das 15h às 24h. Domingos das 11h30min às 19h.

Você pode gostar...