Confira 5 motivos para incluir alimentos enlatados no dia a dia

Confira 5 motivos para incluir alimentos enlatados no dia a dia
Foto: Abeaço

Além de reter uma quantidade maior de nutrientes, enlatados são mais práticos e seguros de se consumir do que alguns ingredientes in natura

Embora tenham sido apontados erroneamente como sinônimo de alimentos não saudáveis durante algum tempo, os últimos anos e uma série de pesquisas sérias têm feito justiça aos alimentos embalados em lata no Brasil e no mundo. Hoje, além de muito usados por chefs renomados, os enlatados também são reconhecidos na academia e no mercado como ingredientes práticos e nutritivos.

Em alguns casos, inclusive, os alimentos embalados em lata chegam a ser opções com mais benefícios do que os produtos in natura. O caso mais notável é o do tomate pelado em lata, que tem concentração de licopeno, um carotenóide com forte ação antioxidante, que pode ser um agente importante na prevenção ao câncer, já que repara os danos celulares causados pelos radicais livres.

Mas a retenção de nutrientes não é a única vantagem dos alimentos embalados em lata na comparação com alimentos crus ou envasados em embalagens de outros materiais, como plástico ou alumínio. E para justificar que as latas de aço são uma opção saudável e viável para sua alimentação, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) listou cinco razões pelas quais você deveria incluir os alimentos enlatados em sua alimentação hoje mesmo, confira!

Conveniência e durabilidade

Alimentos embalados em latas de aço são mais duráveis e mais fáceis de utilizar do que os alimentos in natura. Isso acontece porque alguns deles não precisam ser picados ou descascados para serem utilizados na preparação de receitas. Além disso, a tecnologia utilizada em seu envase permite que eles fiquem frescos durante mais tempo, o que ajuda a diminuir o desperdício de comida, que é um sério problema social.

Facilidade de acesso

Por serem pré-cozidos e embalados de maneira segura, mantimentos envasados em latas de aço acabam se tornando mais acessíveis e ajudando a universalizar o uso de determinados alimentos em regiões onde não são abundantes. Os enlatados podem ser transportados sem a necessidade de uma grande infraestrutura, como caminhões refrigerados, por muito mais tempo, o que facilita com que cheguem a diversos locais.

Proteínas vegetais

Quem adota dietas vegetarianas ou veganas tem uma dificuldade maior em obter fontes de proteínas por não consumir alimentos de origem animal. Para essas pessoas, os ingredientes embalados em latas de aço podem ser uma opção simples e viável para conseguir atingir os níveis diários necessários de proteínas, inclusive para quem não tem muito tempo para cozinhar.

Bons para o coração

Como já citado, os alimentos embalados em latas de aço retêm maiores quantidades de vitaminas, proteínas e minerais do que alguns alimentos in natura. Os enlatados, em especial os pescados, como atum e sardinha, também são excelentes fontes de ácidos graxos, como o ômega-3, e de carboidratos complexo, que, aliados à um estilo de vida ativo e saudável, tornam-se substâncias necessárias para manter a saúde do coração.

Pobres em sódio

O consumo exacerbado de sódio, açúcares e gorduras saturadas, como a gordura trans, é uma das maiores preocupações de entidades ligadas à saúde no mundo inteiro. Os alimentos enlatados, no entanto, podem ser importantes na luta contra o alto consumo dessas substâncias. A maior parte dos enlatados são pobres em sódio, já que são embalados apenas com água e, em alguns casos, sal, sem o uso de conservantes químicos sintéticos.

Além das vantagens que listamos aqui, os alimentos enlatados também são muito versáteis e podem ser incluídos em uma enorme variedade de pratos, para pessoas que são adeptas dos mais diferentes tipos de dietas. Também são excelentes para quem tem dificuldade de mastigação ou deglutição, são fontes de fibras alimentares, cálcio e ferro. E, por último, mas não menos importante, são mais seguros, já que não podem ser contaminados por patógenos como fungos e bactérias.

Você pode gostar...