Saiba como usar o azeite de oliva ao preparar o Bacalhau de Páscoa

Embora os ovos de chocolate sejam um dos pontos fortes das tradições culinárias da Páscoa, o bacalhau é o rei da festa. Para marcar essa tradição, o chef parceiro do Conselho Oleícola Internacional no Brasil, Joël Ruiz, preparou uma versão leve e diferenciada do peixe salgado e seco, de sabor marcante.

No entanto, antes de comprar os ingredientes e preparar o cardápio, fique atento às dicas de uso do azeite de oliva, condimento essencial nas refeições de Páscoa:

  • Para manter suas propriedades nutricionais, como vitaminas A, D, K e E, o azeite deve ser mantido longe do calor, do ar, da umidade e, acima de tudo, da luz.
  • Em condições de temperatura adequada, sem excesso de aquecimento, o azeite de oliva não sofre nenhuma mudança estrutural substancial e mantém seu valor nutricional melhor do que os outros óleos, não só por causa dos antioxidantes, mas também devido aos seus altos níveis de ácido oleico.
  • O seu ponto alto de aquecimento (210°C) é substancialmente maior do que a temperatura ideal para a fritura de alimentos (180°C). Essas gorduras com pontos críticos mais baixos como o milho e a manteiga, por exemplo, decompõem-se a essa temperatura e formam produtos tóxicos.
  • Durante a fritura, deve sempre haver abundância de óleo na panela. Se apenas uma pequena quantidade for usada ele não só vai queimar mais facilmente, como a comida que está sendo feita ficará mal cozida na parte superior e cozida demais na parte inferior.
  • Na hora de temperar a refeição é importante seguir a ordem: azeite de oliva extra virgem, sal e vinagre/limão. Desse modo, a agressividade do sal e os ácidos do vinagre não penetram nos alimentos e mantém suas melhores características.

Você pode gostar...