A importância da alimentação balanceada no combate do colesterol ruim

Receita de Salada tropical com molho

Adotar uma alimentação saudável, independentemente da idade, é fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares.

O colesterol é uma substância gordurosa naturalmente encontrada no corpo e fundamental para manter as células funcionando bem. Ele é transportado no organismo por meio de proteínas, essa combinação é chamada lipoproteína. Há dois tipos principais de colesterol: LDL, popularmente chamado de colesterol ruim, e HDL, conhecido como colesterol bom. *De acordo com a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o valor ótimo para o LDL colesterol é abaixo de 100 mg/dl, enquanto para HDL colesterol deve ser maior do que 60 mg/dl. Já o Colesterol total desejável é inferior a 200 mg/dl.

O excesso de gordura ruim no sangue é prejudicial e aumenta o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por isso, a alimentação balanceada tem papel fundamental na prevenção e combate ao LDL colesterol. Pequenas mudanças na alimentação e no estilo de vida, muitas vezes são suficientes para manter o colesterol em um nível adequado ou para reduzi-lo, se já estiver elevado. “É preciso adotar uma dieta baixa em gorduras saturadas e trans, que estão presente em alimentos como carnes gordas, hambúrgueres, bacon, embutidos, leites e iogurtes integrais, queijos gordos, manteiga e banha de porco, óleo de palma e de coco, salgadinhos, chocolates, bolos e doces no geral. O ideal é incluir e substituir por alimentos saudáveis como proteínas magras, frutas, legumes, hortaliças, grãos integrais e alimentos fontes de gorduras boas como óleo de soja, margarina, creme vegetal, maionese, além da ingestão de muita água”, explica a nutricionista da Unilever, Gisele Pavin.

“Fiquei muito surpresa quando soube que estava com o colesterol alto. Se não fosse o projeto “Uma cidade, um desafio”, nunca teria procurado um médico, a não ser que eu passasse mal. Na minha casa comemos poucas verduras e frutas. Não fui educada a ter uma alimentação saudável, não aprendi a comer direito. Mas já avisei toda a minha família que a alimentação irá mudar para todos. Não quero que os meus filhos apresentem colesterol lá na frente”, testemunhou Silvia Helena Ferreira, de 45 anos, recepcionista, moradora de Santo Antônio do Pinhal e participante do projeto.

Outro aliado no combate ao colesterol ruim alto é o fitoesterol, substância natural encontrada em óleos, frutas e verduras, que têm estruturas semelhantes às do colesterol e, por isso, quando consumido, ocupa o lugar do colesterol nas micelas (responsáveis pelo transporte das gorduras até as células do intestino), diminuindo assim sua absorção e sendo eliminado através das fezes. “O creme vegetal Becel pro-activ tem a adição concentrada do fitoesterol para que as pessoas consigam consumir a quantidade diária necessária para reduzir o colesterol, 1,6g, equivalente a 20g do produto, em torno de duas colheres de sopa”, afirma Gisele.

Para conscientizar a população da importância de cuidar da saúde do coração, a Becel Pro-Activ trouxe para o Brasil o projeto “Uma cidade, um desafio”. O objetivo do programa é reduzir o colesterol e trazer hábitos mais saudáveis para uma cidade, no prazo de três semanas. O local escolhido foi Santo Antônio do Pinhal, munícipio localizado na região Metropolitana do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. Nos dias 1, 2 e 3 de agosto mais de 1200 pessoas realizaram exames para medir o colesterol, glicose no sangue, pressão arterial, circunferência abdominal e IMC. Desde o dia 6 e até o dia 29 de agosto todos participantes do projeto estão recebendo instruções nutricionais, além de praticarem exercícios físicos regularmente.

O projeto é inédito no Brasil, mas tem sido realizado com sucesso pela marca em outros países, como Alemanha, África do Sul, Austrália, Espanha, Grécia e Inglaterra. Aqui, a iniciativa tem o apoio do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Ao final das três semanas de programa os participantes voltarão a ter o colesterol medido para avaliar o impacto das mudanças de hábito no colesterol.

Para conhecer mais sobre o projeto “Uma cidade, um desafio” e compartilhar as informações com outras pessoas, acesse www.becel.com.br/desafio-proactiv.

*Os valores mencionados são para adultos maiores de 20 anos.

Sobre Becel

Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada. Dentro de seu portfólio estão os cremes vegetais Becel Original com e sem sal e Becel sabor Manteiga, ambos contêm óleos vegetais e vitaminas A, D e E. A segunda versão ainda conta com um sabor mais semelhante à manteiga.

Outra variante presente no portfólio da marca é o creme vegetal Becel pro-Activ que possui fitoesteróis, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Para obter o benefício, é recomendada uma ingestão mínima de 1,6g dessa substância todos os dias, quantidade que pode ser alcançada com o consumo de apenas duas porções do produto, em conjunto a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

Você pode gostar...