CLIMA SECO: FRUTAS QUE AUXILIAM NA HIDRATAÇÃO DO CORPO

CLIMA SECO: FRUTAS QUE AUXILIAM NA HIDRATAÇÃO DO CORPO
Foto: Pixabay

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica frutas ricas em água, que auxiliam na hidratação do corpo

Laranja Bahia, Melancia Baby e o melão são algumas das frutas que minimizam os efeitos do clima seco, sendo indispensáveis na alimentação durante o inverno

O inverno é uma estação que registra baixa umidade do ar. Nessa época, o clima seco é um grande vilão, sendo responsável por desencadear desconfortos respiratórios, pele ressecada, dores de cabeça e até infecções urinárias. Para minimizar esses efeitos, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica algumas frutas ricas em água para auxiliar na hidratação do corpo.

“Muitas pessoas não sabem, mas alguns alimentos como as frutas, principalmente as mais suculentas, ajudam no consumo de líquidos que ingerimos todos os dias”, conta Renata. Laranja, melancia e melão são ótimas opções para manter a hidratação do corpo. “Claro que nada substitui o consumo adequado de água, que deve ser ingerida ao longo de todo o dia”, explica.

Essas frutas vão além de repor a água do organismo. A Laranja Bahia, por exemplo, é uma excelente fonte de fibras e antioxidantes que ajudam na saúde da pele e no reforço do sistema imunológico. De acordo com a nutricionista, ela é perfeita para ser consumida como sobremesa, pois seu alto teor de vitamina C ainda ajuda na absorção do ferro das carnes e dos feijões, ajudando na prevenção de anemias.

Já a Melancia Baby é uma boa fonte de licopeno e possui ação preventiva para doenças cardiovasculares. E o melão é rico em fibras e sais minerais, como potássio e magnésio, que ajudam na saúde cardiovascular e muscular.

O importante é manter o equilíbrio na quantidade de líquidos. “Em média, um adulto precisa de 35 ml a 50 ml de água para cada quilo de peso corporal por dia”, ressalta. Renata explica que, como o corpo perde bastante líquido pela respiração e pelo suor, é fundamental fazer a reposição adequada, através da alimentação. “Para isso, o consumo frequente de água, chás, água de coco, sucos naturais e de vegetais é essencial”, indica.

Portanto, uma alimentação saudável ajuda a manter uma boa hidratação, seja através de bebidas ou comidas. “Porém, é válido lembrar que os alimentos são como um apoio para a hidratação, mas não devem ser a nossa única fonte de líquidos”, afirma. Então, equilibrar uma dieta saudável com a ingestão de água todos os dias é uma ótima combinação.

Você pode gostar...