Conheça curiosidades sobre um dos alimentos mais importantes para a humanidade

Conheça curiosidades sobre um dos alimentos mais importantes para a humanidade
Foto: Tio João

Marca de arroz mais lembrada pelos brasileiros, Tio João celebra a data com receitas que prometem tirar o cardápio do trivial

Comemorado anualmente em 31 de outubro, o Dia Internacional do Arroz é uma proposta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) a fim de evidenciar o grão que é base de alimentação para diversas culturas ao redor do mundo e responsável por nutrir dois terços da população mundial. De fato, o arroz é o terceiro alimento mais consumido no mundo, ficando atrás apenas do trigo e do milho. Pensando nisso, a marca Tio João, uma das mais lembradas pelos brasileiros quando o assunto é arroz, listou uma série de curiosidades e receitas super nutritivas, capazes de inovar o cardápio do dia a dia de maneira prática e saborosa.

Produzida pela Josapar, que fabrica cerca de 45 variedades de produtos utilizando o grão como matéria-prima base, as linhas e produtos do Tio João vão desde o tradicional 100% Grãos Nobres, passando pelo integral, orgânico, sete grãos, parboilizado, vitaminado, misturas semiprontas gourmet para risotos e semiprontas que servem de acompanhamento para diversos pratos, arroz doce e uma linha premium voltada para a alta gastronomia, composta por arrozes importados e oriundos de várias partes do mundo. Além disso, a marca também oferece uma linha exclusiva de misturas para bolos, pães e sobremesas, elaboradas com a farinha do arroz e totalmente sem glúten.

Conheça algumas curiosidades sobre o arroz:

-O grão é originário do Japão, onde é cultivado há milênios. Acredita-se que seu cultivo tenha mais de sete mil anos.
-Os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã.
-O maior produtor brasileiro de arroz é o estado do Rio Grande do Sul. As cidades com maior participação na produção nacional são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.
-O hábito de jogar arroz nos noivos foi importado da China. É considerado um símbolo de fartura pelos chineses. -A tradição se arraigou e, com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo.
-Qual o melhor tipo de arroz? São os integrais, que contêm maior quantidade de sais minerais, vitaminas e fibras (excelentes para o funcionamento do intestino).
-Existem mais de 140 mil variedades de arroz. O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha, que é muito solto. Os japoneses, por sua vez, preferem o gohan, um arroz mais pastoso e grudento.
-O arroz é um alimento naturalmente sem glúten.
-Alguns tipos de arrozes, como o preto e o vermelho, são considerados superalimentos devido ao alto poder nutricional, rico em proteínas, vitaminas e minerais, como o ferro.
-O arroz forma com o feijão a dupla perfeita em termos nutricionais, pois ambos se complementam em vitaminas e propriedades, auxiliando no controle do colesterol e do índice glicêmico.

Você pode gostar...