Conheça os alimentos que contribuem com a saúde do coração

Um coração saudável depende também de uma boa alimentação. Estudos comprovam que alimentos ricos em fibras e gorduras “boas”, as chamadas mono e poli-insaturadas, auxiliam na redução do colesterol “ruim” (LDL), que é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Mais da metade da população brasileira (52,5%) está, hoje, acima do peso. A constatação vem do Vigitel 2014 – pesquisa encomendada e recentemente divulgada pelo Ministério da Saúde. No último ano, as doenças crônicas – como as do coração, hipertensão e diabetes – corresponderam a 72% dos óbitos registrados no Brasil.

Segundo a nutricionista Lara Natacci, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, mestre em Comportamento Alimentar pela Universidade de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição, em uma alimentação equilibrada é permitido consumir todos os tipos de alimentos, mas com atenção ao excesso e à frequência de consumo. “O mais importante é manter um cardápio variado, que contribui com o funcionamento do organismo e proporciona mais disposição. Sempre que puder, escolha alimentos que fazem bem ao coração”.

“Os alimentos aliados do coração e que podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares são aqueles ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras mono ou poli-insaturadas. Boas opções incluem legumes, verduras, frutas, peixe, soja, aveia, fibras e creme vegetal.”, recomenda a nutricionista Lara Natacci.

Alimentos amigos do coração

A nutricionista Lara Natacci separou alguns alimentos amigos do coração, com super dicas, que vale a pena anotar!

legumesLegumes e Verduras: são grupos de alimentos que auxiliam no controle da obesidade, do diabetes, dos níveis de triglicérides e colesterol. Possuem baixo teor calórico e grande quantidade de fibras, minerais e vitaminas.

#ficaadica: sempre que possível preencha a metade do prato com esses grupos de alimentos!

aveiaAveia: o farelo de aveia é um alimento extremamente rico em fibras solúveis, que ajudam a diminuir a absorção de colesterol e retardam a absorção das gorduras. Além disso, o farelo da aveia é especialmente rico em betaglucanas, fibras que auxiliam a reduzir a absorção do colesterol.

#ficaadica: acrescente farelo de aveia na sua vitamina de manhã ou na fruta do meio da tarde!

frutasFrutas: além de oferecerem nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, as frutas são excelentes substitutos dos doces e sobremesas, e ajudam a controlar o peso e a glicemia.

#ficaadica: o recomendado é o consumo de 3 a 5 porções por dia.

peixesPeixes: são ricos em gorduras boas, como Ômega 3 e 6, principalmente peixes como sardinha, atum, salmão e truta.

#ficaadica: durante a semana, alterne suas refeições entre peixes, carnes vermelhas e aves. Os peixes podem ser assados, cozidos no vapor, grelhados e até ensopados com legumes.

suco de uvaSuco de uva: seus efeitos benéficos para o coração são decorrentes dos flavonóides, substâncias antioxidantes que agem no combate aos radicais livres e inibem a oxidação de LDL – colesterol (o colesterol “ruim”).

#ficaadica: os flavonóides também estão presentes no vinho tinto e no chá verde. Aproveite e acrescente-os no preparo de molhos e até nas sobremesas mais leves!

azeiteAzeite de oliva extravirgem: uma das principais fontes de “gorduras boas” e de compostos antioxidantes, o azeite contribui para melhorar os níveis de LDL e HDL.

#ficaadica: tempere legumes e saladas com o azeite de olivaextravirgem e se desejar, você também pode acrescentar ervas para aromatizá-lo e deixar o sabor ainda mais surpreendente.

creme vegetalCreme vegetal: contém gorduras poli-insaturadas que contribuem para níveis adequados de colesterol no sangue. Feito com óleos vegetais, fontes das gorduras conhecidas como “boas”, pode contribuir para os cuidados diários com a saúde do coração.

#ficaadica: é uma ótima opção para o café-da-manhã, pois ele dá sabor às torradas, pãezinhos, tapioca e também pode ser utilizado no preparo de diversas receitas doces e salgadas.

Sobre Becel

Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada do coração. Dentro de seu portfólio estão os cremes vegetais Becel Original com e sem sal e Becel sabor Manteiga, ambos contêm óleos vegetais e vitaminas A, D e E. A segunda versão ainda conta com um sabor mais semelhante à manteiga.Outro variante presente no portfólio da marca é o creme vegetal Becel Pro-Activ que possui fitoesteróis, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Para obter o benefício, é recomendada uma ingestão mínima de 1,6g dessa substância todos os dias, quantidade que pode ser alcançada com o consumo de apenas duas porções do produto, em conjunto a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

Você pode gostar...