Descubra 7 excelentes motivos para incluir o salmão na rotina

Descubra 7 excelentes motivos para incluir o salmão na rotina
Foto: Freepik

Devido às propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e ao ômega-3, o peixe traz benefícios para a tireoide, para o sistema nervoso e cardiovascular, além de ser recomendado para as diferentes fases da vida

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, ensina 4 formas fáceis de incluir o pescado na alimentação

Ele está sempre presente no cardápio dos adeptos à alimentação saudável e não é para menos: o salmão, além de ser um ingrediente versátil e muito saboroso, é uma excelente fonte de nutrientes para o organismo, como conta Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

“O peixe possui altos valores de vitaminas e minerais, que contribuem de diferentes maneiras para o bom funcionamento do corpo. As vitaminas D e as do complexo B, encontradas no salmão, atuam na saúde óssea e ajudam a fortalecer a imunidade”, ressalta a profissional.

Por conter uma grande quantidade de selênio, o organismo como um todo ganha mais uma força extra: a ação antioxidante desse mineral também tem a função de estimular o melhor funcionamento da tireoide, uma vez que auxilia na produção dos hormônios dessa glândula.

Rico em gorduras poli-insaturadas, o pescado possui ação anti-inflamatória, fornece energia e é fonte de potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e contração muscular.

Segundo a nutricionista, outro benefício bastante conhecido do salmão (e de peixes, em geral), é o ômega-3, um tipo de gordura que também age como antioxidante e tem participação direta na saúde neurológica e cardiovascular. “Ele pode ajudar na melhora dos níveis de colesterol no sangue, tanto na redução do LDL (formada por proteína e lipídio, a molécula é considerada prejudicial, pois, em níveis elevados, permite o acúmulo de colesterol nas artérias), como na elevação do HDL (moléculas responsáveis por remover o excesso de colesterol dos tecidos corporais), sendo recomendado o consumo com regularidade por pessoas que têm esse tipo de alteração e que precisam de tratamento”, conta.

Para todas as fases da vida

Quer mais motivos para incluir o peixe na rotina alimentar? Para as crianças, ele pode ser um grande aliado no desenvolvimento cerebral. Já para os idosos, pode auxiliar na diminuição de problemas de memória e no aparecimento de doenças neurológicas, como o Alzheimer.

Durante a gestação, o ômega-3 é excelente para o bom desenvolvimento do bebê e pode ajudar a diminuir as náuseas – quadro muito comum durante esse período.

Como escolher um bom corte?

O salmão pode ser encontrado inteiro, em postas ou filé. Ao comprá-lo fresco, o ideal é que a carne esteja firme, não pegajosa e sem odor excessivo. Na compra da opção congelada, é fundamental observar a cor e as condições de embalagem.

Por ser fonte de gorduras, ainda que boas, o salmão é um peixe com valor calórico mais alto que outros, como saint peter ou cação. “Por isso, devemos nos atentar à porção consumida para não exceder as calorias ingeridas”, explica a especialista.

Você pode gostar...