Dia da Gastronomia Sustentável: alimentos enlatados podem ajudar a cozinhar com maior consciência ecológica

Foto: Abeaço

Desde 2016, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu o dia 18 de junho como o “Dia da Gastronomia Sustentável”. A data foi escolhida como uma forma de reafirmar e homenagear culturas e civilizações que oferecem contribuições importantes para o desenvolvimento sustentável relacionadas à alimentação saudável.

Enquanto cerca de 830 milhões de pessoas no mundo passam fome, segundo dados da organização alemã Welthungerhilfe (Ajuda Mundial para a Fome, em tradução livre), o desperdício de alimentos tem aumentado, trazendo dados que correspondem a um problema sério do ponto de vista global.

Estima-se que aproximadamente um terço de todos os insumos produzidos no planeta acabam no lixo, de acordo com a FAO, isso corresponde a nada menos do que 1,3 bilhão de toneladas todos os anos. Esse volume é responsável por 8% das emissões de gases de efeito estufa gerados.

Porém, algumas ações simples podem ajudar a diminuir a perda e tornar a gastronomia algo mais sustentável. Uma das principais razões para que os alimentos sejam jogados fora é o apodrecimento, um problema que pode ser resolvido, por exemplo, com a adoção de enlatados.

“Legumes e pescados estão entre os insumos mais desperdiçados quando vendidos in natura, por estragarem muito mais rápido que cereais e grãos”, explica a engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), Thais Fagury. “Mas isso muda quando adotamos os embalados em latas de aço. Mesmo ingredientes com meia-vida mais curta podem ser consumidos por um período maior quando armazenados em lata”, completa.

Além de ajudar a evitar o descarte de ingredientes, a adoção de mantimentos embalados em latas de aço também ajuda a diminuir o volume de lixo acumulado em aterros e oceanos. A reciclabilidade das latas de aço é de 100%, ou seja, podem retornar para a reciclagem infinitas vezes, o que não acontece com recipientes plásticos.

“O processo de revalorização das embalagens de aço é mais simples do que o de outros materiais. Ao usar enlatados, além de evitarmos o desperdício de comida, também ajudamos a reduzir o volume de lixo e a geração de gases do efeito estufa na produção de novas embalagens”, ressalta Thais.

Portanto, além de atitudes sustentáveis na cozinha, como utilizar talos e cascas de alimentos, evitar o desperdício de água na preparação dos pratos, e salvar até mesmo as sobras, a adoção dos enlatados também é uma atitude que torna a gastronomia uma prática mais sustentável, sem deixar o sabor de lado, é claro!

Você pode gostar...