Dia do Macarrão: Adria dá dicas para combinar massas e molhos

Dia do Macarrão: Adria dá dicas para combinar massas e molhos e ensina receita clássica com Grano Duro
Foto: Pixabay

Conheça os diferentes tipos de massas Grano Duro e aprenda a preparar o legítimo Spaghetti Carbonara, uma das receitas mais famosas do mundo

Versátil, prático e saboroso. Quem resiste a um delicioso macarrão? Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, a massa é coringa nas mesas de todo o mundo. A paixão é tamanha que existe uma data especial para celebrar o prato: 25 de outubro. Em homenagem à data, a Adria, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, sugere fugir do tradicional e celebrar de um jeito mais sofisticado, utilizando na receita Adria Grano Duro.

Preparadas com trigo especial, importado de regiões de clima mais frio, as massas da linha Adria Grano Duro são mais amarelinhas, saborosas e garantem excelência e requinte ao resultado das receitas. A massa fica al dente, que é o ponto correto para harmonizar com diversos tipos de molhos. Um bom exemplo é Spaghetti Carbonara, uma das mais famosas receitas italianas, que leva carne de porco defumada (bacon ou pancetta), ovos e queijo parmesão ou pecorino na preparação.

Existem dez cortes da massa Adria Grano Duro disponíveis no mercado, além de dois integrais que também podem ser encontrados na versão integral (Spaghetti e Penne). Para alcançar um bom resultado nas receitas, é preciso ficar atento às características de cada tipo. Confira abaixo algumas dicas para acertar na escolha e preparo:

Spaghetti: uma das massas mais tradicionais, pede molhos mais líquidos e leves, com ingredientes bem picados ou à base de azeite. Um bom exemplo é o Spaghetti Carbonara, cuja receita segue abaixo.

Spaghettini e Spaghettoni: novidades da linha Grano Duro, são primos do Spaghetti. A diferença está na espessura: o Spaghettini tem um corte mais fino e combina com diversos tipos de molhos, principalmente os mais leves com peixes e frutos do mar. Já o Spaghettoni é um pouco mais largo e pode ser utilizado para a tradicional macarronada.

Gnocchi: em formato de concha, a massa tipo Gnocchi é capaz de “abraçar” o molho. Por isso, combina com aqueles mais encorpados e cremosos, como o bechamel, ou que levam pedaços de carne, como o ragu.

Penne: é uma massa curta com um furo no meio, ideal para molhos cremosos, como aqueles à base de queijo. É mais uma opção versátil e pode ser até gratinado.

Tortiglione: semelhante ao penne, este tipo possui um formato cilíndrico, mas em tamanho maior, o que permite absorber bem molhos cremosos ou à base de ingredientes como carne, verduras, queijo ou cogumelos.

Fusilli: a massa Fusilli possui formato em espiral torcido nas pontas, absorvendo perfeitamente molhos e temperos diversos. Também conhecido como “parafuso”, harmoniza com molhos consistentes.

Bucatini: com o formato semelhante ao tradicional Spaghetti, o Bucatini é uma massa longa que tem um furo no meio, típico das massas curtas, o que realça a textura e sabor dos molhos. É ideal para molhos bastante cremosos mas não muito espessos, que penetrem a massa.

Bavette: parece um Spaghetti, mas é mais achatado, similar a uma fita. Combina com molhos mais líquidos, como ao sugo e pesto.

Farfalle: em formato de borboleta (ou farfalle em italiano) é uma das massas mais versáteis, podendo ser utilizada em saladas ou como molhos leves e de média densidade.

Você pode gostar...