Confira as melhores dicas para deixar a sua feijoada perfeita

Confira as melhores dicas para deixar a sua feijoada perfeita!
Foto: Camil Grãos

Conheça alguns truques para deixá-la ainda melhor. Especialistas da Camil também comentam mitos e verdades sobre o feijão

Você conhece todos os truques para fazer uma boa feijoada, este prato tão típico da culinária brasileira? Tem dica para o feijão ficar mais saboroso, para dessalgar melhor as carnes e até entender o motivo da laranja acompanhar esse prato.

Para não errar mais no preparo da feijoada e deixar toda a família com uma deliciosa refeição, a Camil, marca líder em arroz no Brasil, e que possui um portfólio completo de grãos, como feijão, lentilha, soja, grão de bico, entre outros, procura incentivar e valorizar o cozinhar em casa por meio da campanha “Comida de Casa é Camil”. E com a expertise de seus especialistas, explica alguns segredos para se fazer a feijoada perfeita:

• É preciso planejamento para fazer a feijoada: é necessário pelo menos 48 horas de antecedência para começar o preparo. Para apresentar uma feijoada incrível, mais leve e saborosa, a etapa para dessalgar bem as carnes é essencial;

• Na etapa do dessalgue é importante deixar as carnes de molho por 24 horas, trocando a água de 3 em 3 horas. Também é aconselhável deixar na geladeira durante esse período;

• A escolha do feijão é fundamental, um ótimo grão faz toda a diferença no sabor do prato. Não se esqueça de deixá-lo de molho por de 8 a 12 horas.

• Depois de dessalgar, coloque as carnes em uma panela grande, cubra com água e pré-cozinhe por 10 minutos, dessa forma, a gordura é parcialmente retirada deixando as carnes mais leves;

• Cada carne possui um tempo específico de cozimento e isso faz toda a diferença: primeiro cozinhe a costelinha e a carne seca, por exemplo, e depois o paio e a linguiça. Assim todas as carnes ficam com o cozimento perfeito;

• A laranja serve para amenizar o gosto forte de algumas carnes e, principalmente, para facilitar a digestão das gorduras, por isso ela acompanha tão bem a feijoada.

• Além de ser um prato tradicional que faz parte da cultura do brasileiro, a feijoada pode se transformar em outros pratos deliciosos como, o bolinho de feijoada.

“A feijoada é um dos principais pratos da nossa cultura alimentar e está presente em todo Brasil. Por ter o feijão como ingrediente base, é uma deliciosa opção para variar a combinação clássica do arroz e feijão do dia a dia. Esta dupla de alimentos é essencial na alimentação do brasileiro e é recomendada pelo Guia Alimentar para População Brasileira, pela sua importância nutricional e cultural”, declara Ivy Oliveira, Gerente de Serviços de Marketing da Camil e que coordena a cozinha experimental da marca

Além disso, os especialistas da Camil também esclarecem alguns mitos e verdades sobre o feijão:

Comer arroz e feijão engorda?

Mito. Muitas pessoas acreditam que o carboidrato presente no arroz pode levar ao ganho de peso, mas isso é uma ideia errada, visto que nenhum alimento de forma isolada é responsável pelo ganho de peso, e sim quando consumimos diversos alimentos em excesso, em uma quantidade maior do que o corpo necessita. Além disso, muitas pessoas acabam substituindo o arroz e o feijão, alimentos in natura, por lanches ou outros alimentos que consideram melhores para perda de peso, muitas vezes optando por itens industrializados e menos nutritivos.

Deixar o feijão de molho evita flatulências após o consumo?

Verdade. O feijão contém alguns componentes em sua casca que não são capazes de serem digeridos e que acabam sendo fermentados pelas bactérias do intestino, o que pode levar a flatulências e desconfortos gastrointestinais. Alguns desses componentes, como o fitato, também podem atrapalhar a absorção de minerais presentes naturalmente no feijão, como o ferro e o zinco. Uma maneira de fazer com que isso não ocorra é deixar o feijão de molho, pois a água reduz significativamente esses compostos. É importante, então, que antes da cocção, o feijão fique de molho entre 8 e 12 horas, mas é necessário trocar essa água na metade do tempo e, após todo o período, a água deve ser descartada e o cozimento deve ser realizado em uma nova porção.

Arroz e feijão se complementam?

Verdade. Além de trazerem muitos nutrientes e benefícios, quando são consumidos juntos, eles se complementam em sabor e textura (já que um traz o caldo em sua preparação e o outro tem uma textura mais ‘sequinha’). E também em relação ao lado nutricional, pois o arroz tem o nutriente que falta no feijão para que juntos formem uma proteína completa e, portanto, de alta qualidade no nosso organismo.

Os benefícios nutricionais do feijão estão apenas nos grãos?

Mito. O caldo de feijão também possui diversos nutrientes, porém em uma quantidade menor quando comparado aos grãos, principalmente em relação às fibras.

O consumo equilibrado do feijão ajuda na imunidade do corpo?

Verdade. O feijão é uma leguminosa muito nutritiva, além de importante fonte de proteínas quando combinado com o arroz. As proteínas são essenciais para a formação de células do corpo, inclusive às de defesa. Muitos benefícios são atribuídos às fibras, pois estão associadas à saúde gastrointestinal, que possui um papel muito importante na defesa do corpo, já que é lá onde estão localizadas a maior parte das células do sistema imune. Além disso, possui vitaminas e minerais e também compostos que atuam no combate aos radicais livres, protegendo as células do sistema de defesa contra lesões. Todos esses compostos antioxidantes juntamente com as vitaminas e os minerais possuem funções importantes para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Você pode gostar...