Dia Mundial do Hambúrguer: rótulos para harmonizar com diferentes tipos de hambúrguer

Dia Mundial do Hambúrguer: rótulos para harmonizar com diferentes tipos de hambúrguer
Foto: Cantu Importadora

O hambúrguer é uma das refeições mais famosas e queridas do mundo. Um prato criado no século 17 por imigrantes da região de Hamburgo, na Alemanha, e que até hoje faz a cabeça de quem ama comer bem. O dia 28 de maio é conhecido como Dia Mundial do Hambúrguer e, pensando nisso, Felipe Cesca, sommelier da Cantu Importadora, preparou uma lista super especial com indicações de rótulos para harmonizar e celebrar a data no melhor estilo.

“Mais que um lanche, o hambúrguer é um verdadeiro momento de prazer. Independentemente do estilo, ele sempre é suculento, com toques defumados e com sabores marcantes. E o vinho pode tornar o hambúrguer time ainda mais prazeroso. O vinho precisa ser frutado para equilibrar os sabores da grelha, e uma boa acidez para acompanhar a estrutura do queijo, molhos, bacon, picles e outros acompanhamentos que podem estar presentes”, conta Felipe Cesca, sommelier da Cantu Importadora.

Cuidar de cada detalhe da harmonização realça ainda mais o sabor do hambúrguer. Por isso, as principais indicações do sommelier giram em torno dos australianos Yellow Tail, dos americanos Sutter Home e dos chilenos Ventisquero Clássico. Porém, cada um tem suas especificidades e momentos para degustação.

O clássico hambúrguer de carne bovina, por exemplo, vai muito bem com o Sutter Home Cabernet Sauvignon, que é preparado durante 4 meses em carvalho francês e americano, e também com Ventisquero Clássico Syrah, um tinto chileno produzido em cubas de aço inox. Quando a refeição é feita com carne suína ou de cordeiro, a sugestão ideal é degustá-los com Yellow Tail Shiraz, um vinho frutado com toques de caramelo, ou com o Ventisquero Clássico Merlot, um tinto frutado produzido em uma das vinícolas mais famosas do Chile.

Os amantes de hambúrguer de frango vão adorar saborear o lanche com uma das três opções, entre o Sutter Home Chardonnay, fermentado e envelhecido por 3 meses em modernas cubas de aço nos Estados Unidos; o Ventisquero Clásico Rosé, um rosé chileno que deve ser servido de 6° a 8°C; e o Yellow Tail Chardonnay, produzido na cidade de Yenda, na Austrália, com toques especiais de abacaxi.

Para quem não abre mão de um hambúrguer de costela, a recomendação e apreciá-lo com um Ventisquero Clássico Cabernet Sauvignon, um tinto produzido no Chile pelos aclamados enólogos Felipe Tosso e John Duvale, ou com uma taça do Yellow Tail Cabernet Sauvignon, com 13% de álcool e tons de coco.

Aqueles que pretendem desfrutar de um hambúrguer de peixe podem combiná-lo com o norte-americano Sutter Home White Zinfandel, um rosé frutado da região de Sacramento e San Joaquim Valley; com o Ventisquero Clássico Sauvignon Blanc, fermentado a frio para preservar os aromas da variedade; e com o Yellow Tail Moscato, um branco que faz parte do grupo de rótulos mais vendidos na Austrália e top 5 do mundo.

E quem não come carne não fica de fora: o hambúrguer vegetariano, cada vez mais popular no mundo, cai muito bem com o Sutter Home Chardonnay, um branco fermentado e envelhecido por 3 meses em modernas cubas de aço; com o chileno Ventisquero Clásico Carménère, um tinto que deve ser servido na temperatura de 15 graus; e com o Yellow Tail Shiraz, elaborado por 4 meses em carvalho francês e americano.

Por fim, mas nunca menos importantes, o recheio mais amado de todos os hambúrgueres em qualquer parte do mundo: o queijo. “No caso de queijos de sabor intenso, como o Blue Cheese e o Gorgonzola, sempre indico vinhos com perfil mais frutado, então o Merlot nos tintos (Ventisquero Clásico) e a Sauvignon Blanc ou Moscato nos brancos (Ventisquero Clasico, Yellow Tail Moscato). No rosé, a sugestão é o Sutter Home White Zinfandel, conclui Felipe Cesca, sommelier da Cantu Importadora.

Você pode gostar...