Dica Ekma: como organizar melhor sua geladeira

Dica Ekma: como organizar melhor sua geladeira
Foto: Ekma

A marca líder de molhos condimentados e atomatados traz dicas para evitar a contaminação e o desperdício dos alimentos em seu refrigerador, e ainda o tempo de vida de cada alimento

Pode não parecer, mas saber guardar corretamente os alimentos na geladeira, estejam eles crus ou cozidos, é a melhor maneira de evitar o desperdício e a contaminação.

Por isso, a Ekma, fabricante de molhos atomatados e condimentos com mais de 50 produtos comercializados em atacarejos de todo o país, traz algumas dicas de organização que podem contribuir para melhor conservar os alimentos na geladeira.

Primeiramente, retire tudo de dentro dela e limpe todos os compartimentos com detergente neutro. Aproveite para descartar os alimentos vencidos ou estragados.

Feito isso, siga essas orientações:

Pequenas sobras de comida podem ser armazenadas em potes de plástico ou de vidro. Prefira os transparentes e em formato quadrado ou retangular, que se encaixam nos cantos. Guarde as sobras juntas para ficar mais fácil de visualizar no dia a dia e não desperdiçar. Sempre identifique os potes com etiquetas.

Os alimentos enlatados, depois de abertos, devem ser transferidos para recipientes com tampa e etiquetados com nome e data de validade da embalagem original.

Alimentos crus e prontos não devem ser guardados no mesmo lugar, por conta do risco de contaminação cruzada.

Carnes devem ser guardadas no congelador ou nas gavetas mais altas da geladeira. Nunca lave as carnes, pois isso acarreta na perda de nutrientes.

A gaveta grande da geladeira serve para manter os legumes e verduras frescos. Procure manter esses alimentos em saquinhos, pois isso aumenta a sua durabilidade e ainda mantém a gaveta limpa. Antes de armazená-los é recomendado uma lavagem para retirar areia e sujidades.

Somente as frutas maduras ou já cortadas devem ser guardadas na geladeira. O restante pode permanecer em temperatura ambiente.

Na porta, dê preferência para bebidas e todos os mantimentos que forem armazenados em garrafas ou potes. Ovos não podem ser guardados na porta, pois estragam mais rápido.

Procure etiquetar todos os alimentos guardados em potes de plástico ou vidro, tanto na geladeira quanto no congelador. É interessante colocar também a data de validade em cada uma das etiquetas.

Para quem tem crianças, é recomendável uma cestinha para lanches e petiscos na altura dos pequenos, para que eles mesmos tenham acesso.

Não forre as prateleiras da geladeira com papel ou plástico; isso dificulta a circulação do ar frio, causa sobrecarga do equipamento e compromete a conservação dos alimentos.

A temperatura da geladeira (0ºC e 5ºC) ou freezer deve ser monitorada diariamente. Este cuidado visa a segurança dos produtos e a redução dos riscos de perda e prejuízos.

Tempo de vida de cada alimento na geladeira

Peixe – 1 dia

Frango – 2 dias

Carne – 1 a 2 dias

Sopas e carnes cozidas – 2 a 3 dias

Frios – 3 dias

Ovos – 15 a 30 dias

Sobras – 1 a 2 dias

Leite – 2 dias

Doces – 3 dias

Legumes e frutas – 3 a 7 dias

Verduras e temperos – 2 a 3 dias

Estas são apenas orientações básicas. Lembre-se sempre de verificar e seguir as orientações descritas nos rótulos dos alimentos.

Você pode gostar...