Saiba cinco motivos para consumir massa sem culpa

A Adria sugere ainda uma receita deliciosa e leve: Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes

O Brasil é o terceiro maior consumidor de massas do mundo, perdendo apenas para Itália e Estados Unidos. Somente em 2012, os brasileiros comeram mais de mil toneladas de massa, de acordo com a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializado).

Em comemoração ao Dia Mundial do Macarrão, festejado em 25 de outubro, a Adria, uma das principais marcas de massas e biscoitos do país, apresenta cinco motivos para se deliciar com pratos de macarrão sem culpa. As dicas foram elaboradas em parceria com a nutricionista Tereza Cibella, da Equilibrium, consultoria da Adria. Confira abaixo.

1 – Macarrão é indicado para uma dieta equilibrada e não engorda

Com certeza um dos mitos mais conhecidos é de que o macarrão engorda por ser rico em carboidrato. Segundo a nutricionista Tereza Cibella, na verdade não é a massa que engorda e sim a quantidade em excesso consumida, os acompanhamentos e os molhos.

Quando a massa é consumida em quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros e leves, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o resultado obtido é mais saúde no dia a dia. A recomendação diária de consumo de carboidratos indicada pelo Guia Alimentar para População Brasileira, divulgado pelo Ministério da Saúde, é de 5 a 6 porções.

“O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos leves, a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe ou carne bovina magra) e uma boa salada de folhas e vegetais”, explica Tereza.

2 – Versátil

Sua versatilidade é comprovada pelos inúmeros cortes existentes e pelas infinitas combinações com molhos e acompanhamentos que podem ser feitos. Hoje são mais de 20 tipos entre massas longas, curtas, para rechear, instantâneas, lasanhas e de preparo rápido. A massa pode ser servida quente, como sopa ou prato principal, fria como salada e ou até mesmo como sobremesa.

3 – Dá energia para a prática de esportes

Por ser rico em carboidrato, o macarrão é indicado para o bom desempenho dos atletas. Fundamental como fonte de energia, também é importante como combustível do sistema nervoso central. A dieta rica em carboidratos aumenta os estoques corporais nos músculos e no fígado, auxilia o sistema imunológico e proporciona energia antes, durante e depois das atividades físicas.

4 – É pratica

Uma das principais vantagens para o consumo de massa é a praticidade, afinal, para cozinhar o macarrão são necessários apenas água e sal. O tempo de cozimento depende do tipo de massa, mas geralmente não ultrapassa dez minutos para chegar ao ponto ideal, ou seja, “al dente”, o que significa macia, porém resistente à mordida.

5 – Ótimo rendimento

A massa é um dos pratos com maior rendimento na culinária, pois possibilita o preparo de uma refeição para uma família inteira. Um pacote de espaguete de 500 gramas, por exemplo, rende em média seis porções, enquanto a mesma quantidade de lasanha rende até 15 pedaços. Para o almoço de domingo com a família toda reunida, é uma das melhores opções. Uma legítima experiência italiana.

Depois desses motivos, para comemorar o Dia Mundial do Macarrão em grande estilo, a Adria sugere ainda uma receita leve e gostosa: Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes.

Comida e Receitas

Fundado em 2007, o site Comida e Receitas tem como objetivo ser referência do setor, para isso vai além do feijão com arroz e conta com milhares de receitas incluindo receitas típicas, regionais e até internacionais, além de dicas, glossário, matérias e especiais temáticos.

Você pode gostar...