Dicas de cozinha Ajinomoto: frutos do mar

Receita de Penne à moda do sul

“Está uma delícia. Vou repetir!” Quem não gosta de cozinhar e receber elogios? E para você se sentir um “mestre cuca” e sempre ouvir ótimos comentários, a Oficina do Sabor®, a Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil, está dando con tinuidade a uma série de dicas que não te deixam perder tempo na cozinha.

Esses segredos foram traduzidos em vídeos que estão no site Sabores Ajinomoto (www.saboresajinomoto.com.br) e trazem informações que vão desde a utilização correta do forno de micro-ondas até orientações para o cozimento de frutos do mar.

Receita de Salada de polvo com molho de framboesa

Confira a seguir dicas que vão te fazer surpreender os convidados para o jantar.

Do mar para a nossa mesa

Pratos feitos com frutos do mar são extremamente saborosos e essenciais para quem deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada, com presença de vitaminas A, B, D e E, além de cálcio, ferro e ômega 3. Mas qual a melhor maneira de prepará-los? Sempre posso congelar crustáceos e moluscos para cozinhar depois? Qual o mais adequado para a minha saúde? A nutricionista da Ajinomoto Brasil, Priscila Andrade, nos responde.

CAMARÃO
O camarão é, entre todos os mariscos, o mais rico em colesterol. No entanto, o teor ainda é inferior ao dos ovos, por exemplo. Para o tradicional molho de tomate com camarão, escolha o do tipo 7 Barbas. Em morangas, risotos e moquecas, coloque o Camarão Cinza. Já para o preparo de grelhados e massas, o ideal é o Camarão Rosa.

LULA
Por serem mais macias, as lulas menores ou nacionais normalmente são utilizadas em ensopados e saladas. As grandes ou importadas são servidas cortadas em anéis ou recheadas. Para limpá-las, retire a pele roxa que as envolve e também a cartilagem interior.

POLVO
Como cozinhar o polvo sem deixa-lo borrachudo? Nunca coloque sal no cozimento. Lave-o na água corrente, principalmente na área das ventosas, onde a areia pode ficar escondida. Em seguida, coloque-o numa panela de pressão no fogo alto por 15 minutos para congelados e 10 minutos para frescos. Lembre-se: sem água, sem sal e contando o tempo a partir do momento em que a panela começar a chiar!

Receita de Escondidinho de frutos do mar

NA HORA DAS COMPRAS
Caso vá comprar seus frutos do mar vivos, escolha os mais ativos; se já estiverem mortos, dê preferência aos com cascas e garras inteiras.

Você pode gostar...