Dicas de culinária da Ajinomoto para facilitar o dia a dia: molho de tomate
“A prática leva à perfeição”. Esse ditado popular se aplica perfeitamente ao ato de cozinhar. E desde o “mestre cuca” ao “marinheiro de primeira viagem”, tem seus segredos para deixar os pratos mais saborosos, de forma prática e saudável. Pensando nisso, a Oficina do Sabor®, a Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil, desenvolveu uma série de dicas para você não perder tempo na cozinha.
A proposta foi traduzida em vídeos que estão no site Sabores Ajinomoto (www.saboresajinomoto.com.br) e trazem informações que vão desde a utilização correta de utensílios na cozinha ao cozimento de massas e legumes e dicas para manter as propriedades nutricionais dos alimentos durante o preparo.
Confira a seguir dicas preciosas para que as receitas não desandem, o bolo não corra o risco de ficar embatumado ou o arroz empapado.
Molho de tomate de dar água na boca
Segundo a nutricionista da Ajinomoto do Brasil, Natália Santos, o segredo de um bom molho vermelho está na escolha dos tomates, que devem ser sempre aqueles mais maduros. “Prefira os de pele firme e lisa e evite os que estiverem moles, apresentarem manchas escuras, partes podres ou emboloradas”, orienta. Ela ainda lembra que alguns tomates não servem para preparação de molho.
Confira, a seguir, cada um dos tipos encontrados no Brasil:
TOMATE ITALIANO
Quando maduro, é o tipo ideal para molhos. Além disso, é o mais usado para fazer tomate seco. Possui apenas 3 gomos e chega a ter 10 cm de comprimento.
TOMATE DÉBORA
Muito utilizado em molhos caseiros e no preparo de tomate seco. Pode ser reconhecido por sua consistência firme.
TOMATE CARMEM
É o mais popular no Brasil. É firme e bem arredondado.
TOMATE CAQUI
Esse tipo de tomate é consumido tanto em sanduíches como em saladas. Apesar de ser bem parecido com o Carmem, apresenta um sabor mais marcante. É bastante avermelhado, graúdo e tem uma consistência bem mole.
TOMATE HOLANDÊS
Sua produção é um tanto rara, por isso seu preço elevado. Possui coloração vermelha ou alaranjada. Pode ser servido em saladas ou receitas quentes (tomates recheados, por exemplo).
TOMATE CEREJA
Bem pequeno, leve e adocicado, o tomate cereja é muito utilizado em saladas, aperitivos e na decoração de pratos..
TOMATE SWEEP GRAPE
É uma variação do tomate cereja, também bastante adocicado. Consumido em saladas e pratos frios.
TOMATE MOMOTARO
De origem japonesa, esse tomate é considerado “gourmet”. Possui uma coloração rosada, consistência mole, sabor adocicado e vários gomos. Por ter a produção limitada, é mais caro do que os demais.
Preparando o molho
Depois de escolhido o tipo de tomate, Natália explica que o molho deve ser preparado com tomates sem pele e ensina o passo-a-passo:
Primeiro, faça um “xis” na parte de trás dos tomates.
Coloque-os em água fervente até que a pele comece a soltar.
Leve-os imediatamente para a água gelada e, em seguida, retire a pele.
Dica de ouro: Retire também as sementes dos tomates, são elas que aumentam a acidez do molho.
Sem pele e sem sementes, os tomates devem ser batidos no liquidificador. “Para aqueles que preferem um molho mais encorpado, “pedaçudo”, corte em cubinhos metade dos tomates e bata o restante no liquidificador”, explica a nutricionista.
Leve ao fogo e acrescente os temperos de sua preferência. A dica da nutricionista é acrescentar um dente de alho inteiro, cenoura ralada e AJI-NO-MOTO® para que, além de ressaltar o sabor do molho, diminua a acidez. “Aromatize com as ervas que você mais gosta!”, finaliza.
RECEITAS
Molho de tomate prático
Ingredientes
- 1 kg de tomates, sem pele e sementes, picados
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- 2 sachês de Tempero SAZÓN® Laranja
- 1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo:
- No copo do liquidificador, coloque o tomate e bata até obter um suco. Reserve.
- Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho e refogue até que doure ligeiramente (cerca de 5 minutos).
- Acrescente o suco de tomate, o Tempero SAZÓN® e o sal, e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela aberta, por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Dificuldade: Fácil
Almôndegas ao molho de tomate fresco
*com sódio reduzido
Ingredientes
Almôndegas
- 500 g de alcatra bovina moída
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
- Meia xícara (chá) de leite (100 ml)
- Meia colher (chá) de sal
- Meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
- 3 colheres (sopa) de óleo
Molho
- 1 kg de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
Modo de Preparo:
- Prepare as almôndegas: em uma tigela grande, coloque a carne moída, o ovo, a farinha de rosca, o leite, o sal e o AJI-NO-MOTO®, misture bem e modele esferas de 5 cm de diâmetro cada uma.
- Disponha em uma assadeira média untada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos. Tire o papel-alumínio e deixe por mais 10 minutos. Reserve.
- Enquanto isso, prepare o molho: no copo do liquidificador, coloque o tomate e bata até obter um suco. Reserve.
- Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue até que dourem ligeiramente (cerca de 5 minutos). Acrescente o suco de tomate, o sal e o AJI-NO-MOTO®, e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela aberta, por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
- Regue as almôndegas e sirva em seguida.
Rendimento: 5 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Dificuldade: Fácil