Curso traz receitas sem glúten para intolerantes

566548Chef Tom Abrahão mostrará o passo-a-passo de seis receitas com farinhas sem glúten, massas levedadas, doces e frescas, indicadas para profissionais da área e o público intolerante à proteína.

Nos dias 10 e 11 de novembro, das 14 às 18 horas, o chef e consultor, Tom Abrahão apresentará “Pães e massas frescas sem glúten”, curso que será exibido gratuitamente e ao vivo pela eduK. Tendência de mercado, o tema é destinado aos profissionais e empreendedores, estudantes de gastronomia, nutrição, confeiteiros e, principalmente, público que sofre de intolerância e restrição alimentar. A dificuldade em encontrar alimentos livres de glúten à preços acessíveis e estabelecimentos que ofereçam em seu cardápio pratos para o público celíaco faz de “Pães e massas frescas sem glúten” uma ótima oportunidade para aqueles que desejam inovar e se destacar no mercado.

Formado pelo ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners, Tom Abrahão produzirá seis receitas no curso “Pães e massas frescas sem glúten”, trazendo novas opções para celíacos que tenham dificuldade em cozinhar utilizando as farinhas sem glúten e empreendedores que desejam investir em receitas sem glúten ao público intolerante à proteína. O chef Tom aplicará sua experiência como consultor em panificação e proprietário de uma fábrica de biscoito para dar dicas inovadoras na confecção de alimentos sem glúten, além de noções de gerenciamento de negócios.

No primeiro dia do curso o expert explicará o que é e qual a função do glúten, mostrará os tipos de farinha sem a proteína que estão disponíveis no mercado e as diferentes misturas de farinhas para o preparo de massa folhada e tortas. Com o preparo das receitas: pão rústico, baguete, pão de fôrma, brioche, massa folhada e pão de linguiça, Tom destacará a diferença entre as massas de baixa e alta fermentação.

No segundo dia, Tom apresentará as misturas de farinhas para massa fresca, massa fresca com ovos, incorporando em algumas situações ingredientes diferentes como beterraba e espinafre. Serão preparados molhos sem glúten, nhoque de batata e de abóbora, e massas recheadas.

Tom Abrahão é MBA em Negócios Gastronômicos pela HOTEC – Escola de Hotelaria e comanda a cozinha do restaurante ID: 340, localizado na Vila Madalena, em São Paulo. Expert na elaboração de cardápios sofisticados, tem influência italiana moderna da região da Toscana, na Itália, e atualmente realiza consultorias e treinamentos para área de alimentos e bebidas.

Responsável pela elasticidade das massas de farinha, o glúten é uma proteína presente no trigo, centeio e cevada que pode causar dificuldade na digestão e absorção de nutrientes, além de inflamação intestinal. A intolerância ao glúten pode se manifestar em qualquer idade e atinge uma a cada 300 pessoas. Estima-se que 1 a 2% da população mundial desenvolva intolerância à proteína. A Associação Nacional de Celíacos estima que dois milhões de brasileiros sejam intolerantes ao glúten, embora a maioria não saiba que tem a doença.

Serviço:
Curso: “Pães e massas frescas sem glúten”
Expert: Tom Abrahão.
Quando: de 10 a 11 de novembro 2014, das 14h às 18h. Reprise: das 19h às 23h.
Duração: 8 horas.
Nível do curso: Básico/Intermediário.
Pré-requisito: Não há.
Acesso: http://www.eduk.com.br/ao-vivo/6-gastronomia/1767-paes-e-massas-frescas-sem-gluten

Sobre a eduk

A eduK (www.eduk.com.br) é a primeira instituição de ensino on-line ao vivo do Brasil voltada para cursos profissionalizantes e reúne renomados experts para ensinar suas habilidades aos alunos que buscam aprimoramento profissional. A eduK oferece cursos on-line e ao vivo, por meio de vídeo aulas de alta qualidade. Fundada em 2013 por Eduardo Lima, Robson Catalan e Bernardo Rezende (Bernardinho), a empresa possui mais de 200 cursos em catálogo nas áreas de artesanato, beleza, confeitaria, design, fotografia, gastronomia, moda e negócios.

Você pode gostar...