Dicas para não errar na hora de organizar um pequeno ou um grande evento

Dicas para não errar na hora de organizar um pequeno ou um grande evento
Foto: Centro Europeu

Muitas vezes somos pegos de surpresa com uma festa ou uma confraternização para organizar. A pandemia fez com que as pessoas passassem a realizar mais encontros entre amigos dentro de casa.

No entanto, fazer um evento sempre é um desafio. Há vários aspectos que precisam ser planejados para que seja uma experiência única para o convidado. É importante pensar em cada detalhe: como será a decoração, o cardápio servido, e até a música ideal.

O professores do Centro Europeu – tradicional escola de profissões de Curitiba – separaram algumas dicas que ajudar nesta missão. Confira:


1- Planeje o evento. É fundamental você ter em mente todas as etapas – do convite ao pós-evento.
2- No convite, não esqueça de dar atenção ao Dress Code – o traje esperado para a ocasião.
3- Conheça o perfil do público, assim você definirá melhor o layout do evento
4-Defina o estilo da mesa e a composição do mobiliário.
5-A louça e os talheres devem estar de acordo com o estilo escolhido, assim como os arranjos e decorações florais.
6- Procure harmonizar o cardápio com as bebidas que serão servidas.
7- Por fim, o que vai contar pontos também é a relação do anfitrião com os convidados.



Oportunidade de mercado

Em todos os lugares, receber bem é uma arte. Para quem quer se aperfeiçoar na área, o Centro Europeu – tradicional escola de profissões de Curitiba, está lançando o curso de Personal Welcome.

O curso de Personal Welcome é destinado para pessoas que desejam obter ou ampliar os conhecimentos na ‘Arte de Bem Receber’ e aplicá-los de forma segura e diferenciada em seus eventos pessoais. Ou ainda, para aqueles que desejam investir no mercado de eventos de forma sólida e diferenciada, ou que buscam uma transição de carreira ou já desenvolvem atividades relacionadas às áreas de decoração, personal organizer, design de interiores e consultoria de eventos, para se especializar ainda mais nesse segmento.

Disciplinas do curso

O curso tem a duração de dois meses. Entre as disciplinas previstas estão Design do Evento, Tipologia de Eventos Sociais, Planejamento do Evento, abordando desde a conceituação do projeto, até a organização e execução das etapas do evento (convites, formas de tratamento, relação anfitrião e convidados, escolha do estilo da mesa, composição de mobiliário, louça, textura e cores, arranjos e decorações, talheres e rouparia de mesa).

Nas aulas de Table Decor e Serviços à Mesa, o participante terá aulas práticas dos diferentes serviços e composições de mesas. A grade curricular inclui ainda Dress Code, tratando sobre os trajes adequados para cada tipo de ocasião, e Petit Sommelier, levando conhecimento sobre o mundo do vinho, harmonização e enogastronomia.

E para quem deseja transformar a atividade em profissão, o supervisor do curso e diretor acadêmico do Centro Europeu, Rogério Gobbi, destaca: “Para ser um profissional de sucesso, o curso dá o caminho de como empreender, identificando os custos do negócio, orçamento de prestação de serviços e lucratividade”.

No decorrer do curso, os alunos também terão a oportunidade de participar de workshops com convidados que irão abordar experiências, vivências e aspectos práticos das diferentes etapas até o fechamento de um evento.

Professores de peso

Entre os professores estão o designer, Marcos Soares, que atua há 25 anos na área de arquitetura de interiores e em eventos sociais; Juliana Schneider e Caroline Zonatto, que há 19 anos atuam em eventos sociais e corporativos; Marcelo do Carmo Rocha, com experiência profissional em empresas no Brasil e no exterior, como Rede Accor, McDonald’s e SHMS Hotel; Elaine Piovesan, estilista e especializada nas áreas de visual merchandising, branding e mercado de Luxo; Sandra Zottis, enóloga formada pelo Instituto Superior de Viticultura e Enologia no Rio Grande do Sul; Sílvia Lopes, design de interiores e produtora de eventos, internacionalista com pós-graduação em gestão de protocolo e cerimonial e Hermes Custódio, chef de cozinha com especializações internacionais em Alba na Itália e que integra o time de gastronomia do curso de Chef de Cuisine — Restaurateur do Centro Europeu.

Você pode gostar...