Mise en place: o que é e como fazer

Mise en place: o que é e como fazer
Foto: Chef Bianca Folla

Se você me acompanha lá no Instagram e já assistiu minhas participações em programas de culinárias na TV, já viu que, antes de começar uma receita todos os ingredientes ficam em potes ou pratinhos nas quantidades necessárias e picados do jeito que a receita manda.

Isso não é por acaso, isso facilita o trabalho de quem está cozinhando e garante que não vai faltar nada na hora de preparar seja um bolo simples ou uma receita sofisticada e cheia de detalhes.

E toda essa preparação tem nome, é a famosa técnica de mise en place e é sobre elas que vamos falar hoje.

O que é mise en place?

Mise en place (pronuncia-se “mizãn plass”), é um termo de origem francesa e significa “colocado em ordem ou posto no lugar”.

De acordo com o Larousse Gastronomique, o mise en place é que ele é o conjunto de operações que precedem a preparação propriamente dita de cada processo de preparo na cozinha. Ou seja, consiste na etapa inicial para o preparo de qualquer prato culinário, onde é separado e organizado todos os utensílios e ingredientes necessários para sua execução.

A técnica permite que você cozinhe com mais tranquilidade e agilidade. Como você sabe, a falta de um ingrediente pode alterar todo o resultado e a demora em localizar um item pedido na receita pode fazer com que você queime o prato.

Dessa forma, ter todos os ingredientes e utensílios organizados por perto é garantia de sucesso e faz toda a diferença seja em uma cozinha profissional, em um programa de culinária ou no seu dia a dia. Na Gastronomia, cada pequeno detalhe conta e o mise en place é algo fundamental.

Além desta utilização, o termo mise en place também é utilizado para organizar a montagem da mesa para as refeições. É quando colocamos na ordem de utilização os talheres, taças, pratos e outros utensílios que serão utilizados durante um jantar, por exemplo.

Como fazer um bom mise en place?

Agora que você já sabe o que é um mise en place e como ele é fundamental para que suas receitas, veja abaixo como fazê-lo passo a passo e sem erro.

1.Leia a receita

Por mais que você seja experiente, você precisa ler a receita com calma e atenção, até para entender se quer ou pode trocar algum ingrediente, dando um toque especial ao seu prato.

Um dos maiores erros que você pode cometer na hora do preparo de uma refeição é não ler e falhar em alguma etapa, como usar água fria quando a receita pede água quente, por exemplo.

  1. Veja se tem todos os utensílios

Facas específicas, tábua, liquidificador, batedeira ou espremedor de batatas, colher de silicone, ralador de legumes: são vários os utensílios que podem ser necessários na hora de preparar uma receita.

Por isso, é bom saber com antecedência tudo que irá precisar e se certificar que tudo está limpo e pronto para ser utilizado.

  1. Confira se há todos os ingredientes na sua despensa e geladeira

Faça um checklist com atenção e, caso esteja faltando algum item, saia para comprar ou peça por aplicativos antes de começar a preparar a receita.

  1. Separe os itens da receita

Agora que você já está com tudo em casa, é o momento de separar os ingredientes.

Use tigelas, pratinhos ou canecas, pois isso vai facilitar a visualização e o preparo. Porém, os ingredientes que pedem para serem usados gelados, devem ser mantidos em geladeira até a hora da utilização.

  1. Prepare os ingredientes

Por exemplo, para o bolo, é interessante peneirar os ingredientes secos, visto que ele se torna mais aerado e fofinho.

Aproveite também para picar os legumes da forma em que vão ficar melhor na receita, como a cebola picada de forma fina para molhos e picada maior para saladas ou ensopados.

Já se o prato pedir um ingrediente quente, este também é o momento de esquentá-lo ou deixá-lo em temperatura ambiente se assim for pedido na receita.

Conclusão

Feito tudo isso, é hora de começar o preparo da receita de maneira mais ágil, tranquila e claro, com mais qualidade.

O mise en place só traz vantagens e te ajuda a arrancar elogios de todos aqueles que vão saborear os seus pratos.

E para mais conteúdos sobre gastronomia e também sobre o meu trabalho como Chef, continue me acompanhando por aqui e também pelas minhas redes sociais, Instagram e Facebook. É sempre um prazer contar com a sua companhia.

Você pode gostar...