Dicas para reduzir o desperdício e selecionam pratos saborosos para toda a família

Dicas para reduzir o desperdício e selecionam pratos saborosos para toda a família
Foto: Ajinomoto do Brasil

Diante dos altos índices de insegurança alimentar, a Ajinomoto do Brasil acredita que fornecer alimentos nutritivos, saborosos, acessíveis e que respeitam o estilo de vida local contribui para hábitos alimentares equilibrados e sustentáveis. “Reconhecemos nossa responsabilidade nesse processo, por isso a missão da Ajinomoto do Brasil é contribuir para a alimentação e bem-estar em todo o mundo, visando uma vida melhor no futuro”, afirma a gerente de MKT – Nutrição e Relacionamento com o consumidor, Priscila Andrade.

A partir do compromisso com a alimentação e o bem-estar, especialistas em nutrição da Ajinomoto do Brasil destacam algumas dicas para que cada um faça sua parte para a redução do índice de insegurança alimentar:

Planeje suas refeições

Durante as compras, opte por alimentos que impactem menos o ambiente e planeje-se para evitar o desperdício dos ingredientes. Além de escolher frutas, verduras e legumes da estação, que normalmente são mais acessíveis e nutritivos, também aposte na variedade de alimentos para garantir a diversidade de nutrientes.

“Segundo o programa nutricional “Kachimeshi® – Alimentação para Vencer”, refeições balanceadas baseadas na variedade de ingredientes são essenciais para uma alimentação adequada. O programa, criado pelo Grupo Ajinomoto, foi adaptado aos hábitos brasileiros, contemplando os grupos alimentares, seus alimentos e benefícios para fornecer os nutrientes necessários para vencer os desafios do dia a dia. Além disso, acreditamos que refeições equilibradas combinadas com alimentos específicos ou até mesmo alguns tipos de suplementos podem ajudar os indivíduos a superar os desafios” afirma Priscila.

Outra dica é explorar as fontes alternativas de proteínas, como o feijão, grão-de-bico, soja e lentilha. “A redução do consumo de proteína animal também impacta no cenário de segurança alimentar. Durante os últimos anos, temos divulgado diversas receitas com fonte de proteínas vegetais em nosso portal Sabores Ajinomoto. Além disso, recentemente foi lançado o produto TERRANO® Veggie Burger, uma mistura completa, fonte de proteínas 100% vegetais, fibras e zero colesterol, sendo uma ótima opção para substituir a proteína animal e ter refeições nutritivas, com preparo rápido e versátil” completa.

Atenção durante e após as preparações

“É importante evitar o desperdício e, para isso, algumas mudanças de hábito rotineiras podem contribuir, como por exemplo: aproveitar integralmente os alimentos, utilizar sobras para preparar novas receitas, congelar os alimentos que não forem de consumo imediato, colocar no prato somente o que for consumir e separar o lixo orgânico do reciclável”, afirma Priscila.

Você pode gostar...