Explore o tomilho para fugir da mesmice nas refeições

Explore o tomilho para fugir da mesmice nas refeições
Foto: Kitano

Não é todo dia que se tem criatividade para preparar receitas super diferentonas e inovadoras nas refeições, e muitas vezes nem há tempo sobrando para isso. Os temperos conseguem realçar os sabores dos pratos de forma natural, simples e prática. O tomilho que o diga! Aquele mesmo prato de sempre pode ganhar novo status com algumas pitadas da erva na preparação.

O sabor leve e amadeirado dá um toque gourmet nas refeições do dia a dia. A erva é muito parecida com o orégano no aspecto físico de suas pequenas folhas, mas o tomilho traz outro aroma e paladar para os pratos mais simples até os mais requintados.

O tomilho é a estrela da campanha “Tempero do Mês” da Kitano, marca da General Mills e especialista em levar os melhores sabores à mesa dos brasileiros, no mês de novembro. Se engana quem pensa que a erva combina apenas com as carnes, existem diversos outros pratos que vão muito bem com o sabor defumado que o tomilho traz para o paladar. Confira abaixo algumas dicas de preparos com essa erva, que é nativa da região do mediterrâneo, e compartilhe a sua receita nas redes sociais marcando a @Kitano.Brasil com a hashtag #ReceitasKitano para ter sua refeição compartilhada com os seguidores da fanpage.

Batata rústica com tomilho

Quase tudo que tem batata é sempre fácil de fazer e bem gostoso, mas é bom diferenciar para surpreender e não ficar sempre na mesma receitinha, né? Então, bora pegar as batatas e preparar um acompanhamento caprichado!
A batata rústica temperada pode ser servida como aperitivo ou na refeição principal. Para deixá-la bem saborosa, separe o tomilho, que vai trazer um sabor sofisticado e defumado, alho granulado e flor de sal. Coloque as batatas fatiadas para assar em um refratário apropriado com os temperos e azeite. Deixe no forno por 30 minutos até dourar e ficar sequinha. Uma dica do chef é que esse preparo fica mais gostoso com as batatas Asterix.

Fritada bem temperada

Você também pode explorar o aroma do tomilho em uma deliciosa fritada. Nessa receita, o tomilho e a noz moscada Kitano fazem uma dobradinha. A noz moscada lembra os sabores da pimenta e da canela. A união com o tomilho faz combinação perfeita no preparo com ovos e batatas. Rale a batata, esprema o sumo e frite em uma frigideira com um fio de óleo ou azeite. Paralelamente, bata os ovos e acrescente os temperos com uma pitada de sal, despeje sobre as batatas que estão fritando. Doure um lado até ficar firme e depois faça o mesmo do outro lado, como se fosse um omelete. Simples, delicioso e rápido de preparar com toque especial de ervas e especiarias.

Tomilho com massa

Que tal dar um up na receita do seu macarrão? Experimente incluir o tomilho em um prato que leva alho e alho poró. Neste preparo, você refoga o alho poró e o alho picados na manteiga e azeite, depois basta acrescentar o tomilho e uma pitada de sal. Cozinhe sua massa de preferência e acrescente a mistura no prato. Se quiser acrescentar mais um toque especial, adicione pimenta-do-reino e queijo parmesão na finalização.

Legumes assados

Além da batata, o tomilho vai muito bem com outros tubérculos e legumes. Em uma assadeira, coloque um fio de azeite e acomode os legumes de sua preferência cortados em tiras, quadrados ou rodelas finas, em uma espessura que todos possam cozinhar ao mesmo tempo. Abobrinha, pimentão, chuchu, rabanete, cenoura, batata doce ou quais desejar. Polvilhe o tomilho Kitano e sal a gosto por cima de todos os legumes de maneira uniforme. Adicione azeite à gosto por cima e coloque no forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos em 180 ou 200 graus ou até chegarem ao ponto desejado.

Uma boa dica é fazer na air fryer forrando o fundo com papel alumínio. Se gostar de mais temperado, o tomilho combina com cominho, pimenta calabresa e alho nesse preparo. Se sobrar legumes assados, eles ficam deliciosos frios no dia seguinte com uma salada de folhas, tomate seco e croutons.

Você pode gostar...