Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil lança Guia para Alimentação Saudável

Evento reúne palestras e degustação de produtos sem glúten.

A dieta sem glúten caiu no gosto popular, mas é uma necessidade para as pessoas celíacas. Por este motivo, a Fenacelbra – Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil – que está completando oito anos, vai lançar um “Guia para Alimentação Saudável – Comer Bem”, no dia 27 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi.

A doença celíaca é uma doença autoimune caracterizada pela intolerância permanente ao glúten (proteína presente no trigo, centeio, aveia, cevada e derivados, como o malte). “Estima-se que cerca de quase 2 milhões de brasileiros sejam celíacos, embora muitos nem saibam disso”, afirma a presidente da Fenacelbra, Lucélia Costa.

Como não possui tratamento clínico medicamentoso específico, a única forma de intervenção é o controle rigoroso da ingestão alimentar, com a extinção total do glúten da dieta. Para não excluir o celíaco do convívio social devido à restrição alimentar, é preciso uma dose extra de criatividade na cozinha. É exatamente nesse sentido que o Guia para aparece para dar aquela força.

O material apresenta uma série de dicas, como por exemplo, a substituição da farinha de trigo por farinha de arroz, amido de milho, fubá, fécula de batata, polvilho doce e azedo, tapioca, farinha de feijão branco ou farinha de grão-de-bico. “Todos esses produtos são livres de glúten e proporcionam pratos extremamente saborosos”, defende.

O Guia também traz uma série de receitas, como panqueca, massa de pizza, pães, quiche, cupcake e até brownie – tudo sem glúten e sem lactose. Há ainda dicas sobre como ler os rótulos dos alimentos e a atenção especial que o celíaco deve ter em restaurantes, viagens e festas.

Durante o evento, que é gratuito, os participantes poderão conferir palestras com o Dr. Ulysses Fagundes Neto, Diretor Científico do Instituto de Gastroenterologia e Nutrição em Pediatria de São Paulo, e com a Dra. Vera Lucia Sdepanian, Presidente do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Paralelamente, o público poderá conferir e degustar produtos sem glúten. “Será uma oportunidade única para a troca de informações e experiências sobre a vida livre do glúten. Queremos proporcionar mais saúde e liberdade não só aos celíacos, mas a todos àqueles que buscam uma qualidade de vida maior por meio da alimentação saudável”, conclui.

Serviço
Data: 27 de agosto
Horário: Das 19h às 21h30
Local: Palácio das Convenções do Anhembi
Endereço: Rua Olavo Fontoura, 1209, Santana
Inscrições: http://www.fenacelbra.com.br/emkt/convite/convite_fenacelbra.html
Participação gratuita
Vagas limitadas!

guiaalimentacaosaudavel

Você pode gostar...