Inmetro analisa 15 marcas de whey protein

INMETROApenas um suplemento concentrado foi aprovado. Consumidor deve ficar atento para não comprometer a programação nutricional.

O Programa de Análise de Produtos do Inmetro avaliou 15 marcas nacionais e importadas de whey protein concentrado em pó, a forma mais comum do produto e uma das mais consumidas no país. Foram avaliadas a quantidade de proteína, o teor de proteínas, o teor de carboidrato, a origem proteica, a presença de substâncias não declaradas e a rotulagem. Os resultados evidenciaram uma tendência de não conformidade (93%), já que apenas uma das marcas foi aprovada em todos os testes.

O ensaio de teor de carboidrato revelou os resultados mais preocupantes, pois 73% estavam não conformes. “Houve marca que apresentou três vezes mais carboidratos do que o descrito no produto, o que pode comprometer a programação nutricional do atleta, trazendo para ele resultados indesejados”, alerta Walace Cestari, analista da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

Todos os produtos atendem ao critério quantitativo estabelecido pela RDC nº 18 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece os requisitos mínimos para que o produto possa ser considerado um suplemento proteico para atletas. Entretanto, um dos produtos foi reprovado em um dos ensaios mais críticos, apresentando proteína de origem diferente daquela declarada e duas marcas continham menos proteínas do que o apresentado no rótulo ao consumidor.

Para esclarecer os mitos e as verdades que envolvem o whey protein, o Inmetro entrevistou o professor Luiz Claudio Cameron, chefe do Departamento de Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). “O whey é uma excelente fonte de proteína, mas o leite também é. É importante que se entenda que suplemento não é necessariamente uma coisa que se vende num pote. Pode-se suplementar uma dieta com ovo, com leite, com queijo ou com bife, por exemplo”, afirma.

Diante dos resultados, o Inmetro enviará esse relatório de análise com os respectivos resultados para a Anvisa para que sejam tomadas as providências cabíveis. O documento completo está disponível no site do Inmetro: www.inmetro.gov.br.

Entenda o whey protein

O whey protein é um suplemento à base de proteína do soro do leite, de baixo peso molecular, com alto valor biológico de proteína e grande capacidade de absorção. O produto vem sendo utilizado por praticantes de atividades físicas, pessoas que querem emagrecer fazendo dietas ricas em proteínas, entre outros públicos. Há, basicamente, três classificações para o produto: o concentrado (de 29% a 89% de proteína), o isolado (90% ou mais de proteína) e o hidrolisado (ingredientes em maior quantidade).

Você pode gostar...