Mirtilo: a fruta que impede o acúmulo de gordura da idade e promove melhora geral da saúde

Mirtilo: a fruta que impede o acúmulo de gordura da idade e promove melhora geral da saúde
Foto: Dr. Maurizio Pupo

Especialista destaca os diversos benefícios do consumo de mirtilo, tanto para a saúde, quanto para pele; Emagrecimento, melhora da circulação sanguínea, proteção do DNA do corpo e aumento do colágeno são alguns dos efeitos benéficos da fruta

São Paulo, novembro de 2023 – Frutas, legumes e vegetais, em geral, trazem diversos benefícios para a saúde. Cada um com suas propriedades e nutrientes beneficiam diferentes áreas do corpo. Mas existem alguns alimentos que são praticamente completos nesse quesito, como é o caso do mirtilo (também conhecido como blueberry, em inglês).

Pequena, mas poderosa, a fruta possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que proporcionam um combo perfeito para a saúde e, também, para a pele. “Rico em vitaminas A, B, C e K, em sais minerais (como o cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco), além de ser uma fonte natural de flavonoides, resveratrol e antocianidinas, que são substâncias que combatem os radicais livres, anti-inflamatórias e anticancerígenas, o mirtilo previne diversas doenças e ainda combate o envelhecimento precoce”, explica Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico e professor especialista em cosmetologia.

Principais benefícios para a saúde

Emagrecimento – Um benefício dessa fruta que é pouco falado, é que ele contribui com o emagrecimento. “O consumo de mirtilo impede o acúmulo de gordura proveniente da idade. Conforme envelhecemos, o nosso metabolismo vai ficando mais lento e, assim, temos mais dificuldade para emagrecer. Por ser baixo em calorias, rico em água e fibras, o consumo do mirtilo contribui com o aumento da saciedade, diminui a sensação de inchaço e facilita a digestão”, ressalta o farmacêutico.

Circulação sanguínea – O mirtilo ainda é um potente ativo que ajuda a regular o açúcar no sangue e a estimular sua circulação, fazendo com que nosso organismo trabalhe melhor. “Por ser rico em antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a resistência à insulina, o consumo do mirtilo, além de prevenir a obesidade, ainda previne o surgimento de doenças como diabetes tipo 2”, explica.

Benefícios para o coração e controle da hipertensão – Por ser rico em antioxidantes, o mirtilo contribui com a redução do ‘colesterol ruim’ e, desta forma, previne doenças cardíacas. “Em estudos realizados com mais de 80 mil enfermeiras, descobriu-se que o consumo de mirtilo diminuiu em 32% o risco de ataques cardíacos. Esse dado foi creditado à maior ingestão de antocianinas, um dos principais antioxidantes do mirtilo. Outro estudo também apontou que, por ser rico em flavonoides, o mirtilo pode contribuir com a redução da pressão arterial e com os níveis de colesterol, o que, consequentemente, diminui também o risco de problemas cardíacos”, ressalta o especialista.

Melhora da visão – A fruta também é conhecida por seus benefícios para condições oculares, como a catarata, a retinopatia, a degeneração macular (perda de visão no centro do campo visual, devido a danos na retina) e visão noturna. “Um dos benefícios da antocianina, é justamente a capacidade de reverter ou evitar problemas oculares, principalmente, quando falamos sobre perda de visão relacionada à idade ou fadiga muscular, que pode ocorrer por conta do uso excessivo de computadores e celulares”, diz Dr. Maurizio.

Prevenção contra o câncer – Outro benefício bastante conhecido do consumo do mirtilo, é a prevenção contra o câncer, já que a fruta possui grandes quantidades de compostos fenólicos, ou seja, potentes antioxidantes com propriedades anticancerígenas que atuam diminuindo o estresse oxidativo do organismo. “Desta forma, o consumo do mirtilo evita danos ao DNA do nosso corpo e, assim, inibe a proliferação das células cancerosas. Segundo estudos, o mirtilo oferece propriedades que são capazes de promover a apoptose (morte celular) em células cancerosas e, ainda, pode promover a redução da invasão dessas células e, consequentemente, as metástases no organismo”, explica o farmacêutico.

Melhora da capacidade cognitiva e função cerebral – Sabemos que o estresse oxidativo pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro e, assim, afetar suas funções. Porém, os antioxidantes encontrados no mirtilo podem beneficiar neurônios envelhecidos e áreas do cérebro essenciais para a inteligência, aumentando a capacidade de memória e prevenindo o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. “Estudos apontam que o consumo diário de suco de mirtilo por idosos com comprometimento cognitivo leve, tiveram melhorias em diversas áreas da função cerebral com apenas 12 semanas de testes”, destaca.

Prevenção de infecção urinária – Por suas propriedades antibacterianas, o mirtilo também é um grande aliado na prevenção e no tratamento da infecção urinária. “A fruta possui compostos que impedem que as bactérias fiquem aderidas ao trato urinário. Desta forma, seu consumo ajuda a impedir que bactérias (especialmente a Escherichia coli) se liguem à parede da bexiga e causem infecções”, afirma o especialista.

E os benefícios do mirtilo para a saúde não param por aí. Por ser uma fruta com tantas propriedades benéficas, o consumo do mirtilo ainda pode contribuir com:

Fortalecimento do sistema imunológico;
Diminuição do acúmulo de gordura no fígado;
Melhora do trato gastrointestinal;
Auxílio no tratamento de doenças como artrite e artrose;
Contribui com a recuperação muscular após exercícios físicos;
Melhora do humor e sensação de bem-estar.

Benefícios para a pele

E não bastasse a fruta promover tantas melhorias para a saúde do corpo, ela também é conhecida por seus benefícios para a pele e para o cabelo. Entre os principais, podemos destacar os seguintes:

Combate ao envelhecimento precoce – Por ser rico em antioxidantes e em propriedades anti-inflamatórias, o mirtilo contribui com a formação de colágeno e previne contra os radicais livres, principais causadores de rugas e sinais de envelhecimento.

Prevenção e tratamento da acne – Por possuir alta concentração de salicilatos (propriedade muito utilizada em produtos tópicos para tratamento de acne), o mirtilo beneficia na redução da pele morta, na limpeza de poros entupidos e ainda é um forte combatente da proliferação de bactérias. Além disso, o mirtilo é rico em fibra, propriedade que ajuda a ‘expulsar’ leveduras e fungos do corpo na forma de excreções e, quando isso não acontece, essas excreções saem através da pele, o que pode resultar em erupção cutânea e acne.

Melhora do colágeno – Por ser rico em vitamina A e C, o consumo do mirtilo estimula a criação de colágeno e elastina, proporcionando uma pele mais firme e rejuvenescida.

Benefícios capilares – O mirtilo ajuda a estimular o crescimento dos fios capilares e, por ser rico em vitamina B, o mirtilo também pode prevenir e atrasar o surgimento de cabelos brancos que, apesar de ainda não se ter informações sobre o motivo do grisalho precoce em algumas pessoas, é sabido que a deficiência de vitamina B12 pode causar esse tipo de condição.

Consumo do mirtilo

Mesmo sendo uma fruta tão completa para a saúde, seu consumo não precisa ser exagerado para garantir todos os benefícios citados acima. “O consumo do mirtilo pode ser feito com a fruta pura, ou mesmo em sucos, vitaminas e em diversas receitas. No Brasil, por não ser o país de origem do mirtilo, encontramos essa fruta com mais facilidade em formato de suplementos”, explica Dr. Maurizio Pupo.

“Ainda é importante ressaltar que o consumo da fruta natural não deve ultrapassar de 60g a 120g. Estudos apontam que o consumo diário de 50g já é suficiente para o nosso corpo absorver todas as propriedades benéficas do mirtilo. De qualquer forma, ter o acompanhamento de um nutricionista é sempre indicado para obter os melhores resultados de acordo com as necessidades do organismo de cada um”, finaliza o farmacêutico.

Você pode gostar...