Molho Shoyu: conheça 3 curiosidades sobre esse condimento

Foto: Ajinomoto do Brasil

O molho shoyu tem origem asiática e é milenar. Não há dados exatos sobre sua criação, mas estima-se que sua base, uma pasta sólida de soja, tenha sido desenvolvida na China. O ingrediente chegou ao Japão por volta de 710 d.C, mas foi só no século XV que o molho derivado dessa pasta foi criado no Japão. Mas o mais importante não é a exatidão do ano ou o local de criação, e sim o fato de que o molho shoyu conquistou o mundo.

Pensando nisso, a equipe da Ajinomoto do Brasil, fabricante do Ajinomoto SATIS!® Molho Shoyu, preparou uma lista de curiosidades sobre esse produto que está cada vez mais presente no cardápio dos brasileiros:

Consumo no Brasil

É comum encontrar pratos preparados com molho shoyu em todas as regiões do Brasil. O tempero líquido passou de apenas um complemento de pratos japoneses, como sushi e sashimi, para ingrediente das mais variadas receitas. Na região Norte, por exemplo, é comum ser utilizado no preparo de peixes de água doce.

“O produto é bastante apreciado pelos brasileiros. Para ter uma ideia, se enfileirássemos a quantidade de garradas de Ajinomoto SATIS!® Molho Shoyu vendidas pela Ajinomoto do Brasil desde 2012, elas deitadas traçariam uma linha de 6.075 km, um caminho maior que a distância entre os pontos mais ao sul e mais ao norte do País”, afirma a gerente da Ajinomoto® Food Service, Eliane Mello.

Redução de sódio

Além de proporcionar sabor acentuado e conferir umami aos preparos, o molho shoyu pode reduzir a quantidade de sódio nas receitas. O time de especialistas em nutrição da Ajinomoto do Brasil desenvolveu receitas com sódio reduzido usando o Ajinomoto SATIS!® Molho Shoyu que podem ser acessadas pelo site Sabores Ajinomoto.

“O umami é o quinto gosto do paladar humano – ao lado do doce, salgado, azedo e amargo – e é uma das principais características do produto. Isso significa que ao aplicar o molho shoyu em uma receita, como o preparo de uma carne, seu sabor será potencializado, podendo até substituir a utilização de sal na preparação”, explica Eliane.

Diversificação das receitas

Além de reduzir o consumo de sódio, é possível introduzir o uso do molho shoyu nas mais variadas receitas e assim diversificar a alimentação no dia a dia. “A aplicação de Ajinomoto SATIS!® Molho Shoyu Tradicional é indicada para carnes e pratos quentes, e a versão Ajinomoto SATIS!® Molho Shoyu Suave é ideal para saladas e legumes”, explica a executiva. “É possível aplicar o tempero líquido em uma infinidade de pratos, como uma simples farofa ou um picadinho, e criar uma receita com um toque especial”.

Você pode gostar...