O bolo fofinho ideal
No final da tarde ou logo de manhã, um bolo bem fofinho é sempre uma ótima opção. Mas como assar o bolo perfeito? Temperatura do forno, medidas e métodos de mistura são apenas alguns detalhes aos quais devemos ficar atentos. As nutricionistas da Ajinomoto Brasil desvendam outros segredos que vão fazer a diferença na sua receita. .
BOLO CREMOSO
Quando desejar fazer um bolo estruturado e úmido, bata a manteiga com o açúcar até criar um creme fofo e esbranquiçado. É importante que a manteiga sempre esteja em temperatura ambiente. Os ovos devem ser misturados em uma tigela e adicionados à tigela da batedeira em duas etapas.
BOLO ESPONJA
Os bolos esponja geralmente não levam fermento e crescem em função dos ovos muito bem batidos. Por isso, use um batedor largo. Como a farinha não pode baixar o volume dos ovos batidos, adicione-a com bastante delicadeza e mexa de baixo para cima.
BOLO DE LIQUIDIFICADOR
Apesar de levar a fama de “bolo preguiçoso”, o bolo de liquidificador pode ser tão bom quanto os outros. O segredo é começar batendo os ingredientes líquidos (leite, óleo e ovo) juntamente com o ingrediente principal, como cenoura, maçã ou laranja. Só depois adicione os secos (farinha e fermento).
A INFALÍVEL TÉCNICA DO PALITO
Para garantir a eficácia da popular técnica do palito, é importante que nos primeiros 30 minutos de cozimento o forno não seja aberto. Após esse tempo, enfie o palito no centro do bolo. Se ele sair limpo, está pronto!
PENEIRE A FARINHA DE TRIGO
Um dos segredos para um bolo macio é a farinha de trigo. O ideal é passá-la na peneira duas ou três vezes.
FIQUE ATENTO AOS INGREDIENTES
Ovos, manteiga e qualquer outro ingrediente de geladeira devem sempre estar em temperatura ambiente. Use sempre manteiga e não margarina. Coloque o fermento por último e misture-o delicadamente.
Dica de ouro: Não bata demais a farinha! Ao fazer isso, você impede que o bolo cresça da maneira adequada e ainda o deixa pesado. Se preferir, misture-a manualmente, com delicadeza, ao invés de adicioná-la à batedeira.