O que comer em casa

Receita de Arroz com tomate

Quando estamos em casa tentamos ter uma refeição mais balanceada e nutritiva, mas, muitas vezes, escolhemos os alimentos errados e acabamos consumindo produtos que prejudicam nossa saúde. Além disso, a correria do dia a dia diminui a falta de interesse em preparar a refeição, assim comidas prontas e congeladas se tornam aliadas ao longo da semana.

A fim de tornar os momentos de refeição mais atrativos e prazerosos, a sugestão da nutricionista da rede de restaurantes Giraffas®, Joyce Arraes, é que as pessoas entendam que, apesar do cansaço e do stress, é fundamental separar um tempo para ter um almoço ou jantar. Desse modo, conseguimos utilizar os alimentos corretos que colaboram para o bom funcionamento do nosso corpo.

Confira 4 dicas importantes de como cuidar da alimentação em casa, segundo à nutricionista:

Prato colorido: A alimentação balanceada deve fazer parte da rotina da casa. Para que isso fique mais atrativo, prepare refeições variadas e coloridas, contemplando todos os grupos de alimentos. A carne, o frango e o peixe são fontes de proteínas e ferro, que são responsáveis pela produção e reparação dos tecidos corporais e fortalecimento do sistema imunológico. Os legumes e verduras cozidas ou cruas, na forma de saladas, são uma fonte de vitaminas, sais minerais e fibras que irão auxiliar no bom funcionamento do intestino e na prevenção de doenças.

Dica: É permitido trocar o jantar por um lanche mais nutritivo. Opte por pão integral, incluindo ingredientes frescos e um filé ou iscas de carne ou frango, por exemplo. Mas essa substituição deve ser esporádica.

Disciplina: É importante que não se pule refeições. É sabido que a correria do dia a dia e o acumulo de trabalho atrapalham a alimentação. Muitas vezes, no horário do café da manhã, saímos de casa sem comer. Essa atitude prejudica nosso organismo e contribui para que no horário do almoço tenhamos mais fome. Ao acordar, é fundamental se alimentar, passamos muitas horas em jejum e nosso corpo precisa de energia para enfrentar o dia. Recomendamos comer uma fruta e beber um copo de leite. Além disso, é importante comer com calma, mastigar bem os alimentos para que não tenham problemas com refluxo ou azia.

Dica: Separar um tempo no final do domingo para organizar o cardápio da semana é uma maneira de ter uma alimentação mais balanceada e nutritiva.

Alimentação fora de casa: Mesmo seguindo um cardápio certinho, com itens que contribuem para o bom funcionamento do organismo, muitas vezes precisamos fazer a refeição fora do lar, e nesse momento, também, precisamos procurar por opções mais balanceadas e nutritivas. Independente do lugar, procure equilibrar as opções. Escolher itens que se complementam e agregam valor, sem exageros, é um caminho para manter uma refeição saudável.

Dica: Busque ter um prato variado, que contenha legumes, verduras, proteína e carboidratos, para que consiga reunir, ao fim do dia, os nutrientes e a energia necessária para o bom funcionamento do corpo. O Giraffas, por exemplo, tem na linha Dicas Leves, o Sassami e o Filé de peixe, ambos acompanhados de legumes e salada

Final de Semana: Ter uma alimentação nutritiva e balanceada é algo para todos os dias, não adianta se esforçar durante a semana e comer tudo que não pode no final de semana. Muitas pessoas convidam os amigos e/ou familiares para uma reunião em casa e acabam exagerando na comida. Pense o que pode ser feito para não abusar. Trocar petiscos com alto teor de gordura por opções mais light pode ser uma boa pedida.

Dica: Se for fazer um almoço ou um jantar para os amigos, pense em um cardápio mais equilibrado.

Almoço:

· Sugestão Entrada: Canapés de Tomate Seco e Tofu (Pasta de tofu, tomate seco, pão de forma integral e manjericão fresco)

· Sugestão Almoço: Filé de peixe (filé de peixe, legumes, arroz integral e brócolis)

· Sugestão de Sobremesa: uma porção de fruta como sobremesa

Jantar:

· Sugestão Entrada: Espetos de tomates cereja (Tomates cereja, Manjericão e Queijo minas light)

· Sugestão Jantar: Sassami com arroz integral e legumes (3 filezinhos de peito de frango, brócolis, legumes e salada de alface americana e tomate)

· Sugestão de Sobremesa: salada de frutas (mamão papaia, laranja, banana, maça, morango, pêssego e mel)

Você pode gostar...