Aproveitamento total dos alimentos

Receita de Suco de milho verde

Reaproveitar folhas e talos de verduras, cascas e sementes de frutas, além de ser uma prática sustentável, traz diversos benefícios à nossa saúde. Essas partes dos alimentos normalmente descartadas, possuem altos teores de fibras e são responsáveis por auxiliar no controle da glicemia, produzir sensação de saciedade, contribuir para a redução do colesterol e para a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

Para ajudar a evitar desperdícios, as nutricionistas da Ajinomoto do Brasil nos ensinam a utilizar alguns alimentos de forma integral.

BEBA SUCOS E CHÁS FEITOS COM CASCAS
Ao preparar sucos e chás de frutas, bata a polpa junto com a casca ou, se preferir, utilize as partes separadamente. Um chá de casca de caju, por exemplo, diminui a glicose no sangue, enquanto o dekiwi aumenta a salivação e alivia o mal estar da “boca seca”, causado pelo uso de medicamentos. Quem sofre de muita acidez no estômago, deve apostar no uso da casca do caqui ou da pera.

NÃO JOGUE FORA OS TALOS
Todos os talos podem ser aproveitados picados ou triturados em massas de bolos, pães e panquecas, e ainda em ensopados, omeletes, farofas, recheios de torta e suflês, saladas, arroz e patês. O talo do brócolis, por exemplo, diminui o risco de inflamações na pele e o de couve auxilia no controle da pressão arterial e previne câimbras. Mas atenção! Não utilize o talo de mandioca, pois é tóxico.

APROVEITE AS FOLHAS DOS LEGUMES E VEGETAIS
Você sabia que as folhas dos legumes e vegetais muitas vezes contêm mais nutrientes do que o próprio vegetal? As ramas de cenoura, por exemplo, contêm cálcio, magnésio, zinco, ferro, fibras e clorofila e combinam muito bem com uma salada de folhas de beterrabas, ainda cruas. As folhas da batata-doce, da couve-flor, da abóbora, da mostarda e do rabanete também ficam uma delícia refogadas.

CONSUMA AS SEMENTES DO BEM
Facilmente incorporadas às refeições diárias, as sementes são um presente à nossa saúde e contribuem para o aumento da saciedade e da massa magra, assim como a redução do colesterol e de inflamações como a celulite, , além de regular o trânsito intestinal. Quando torradas e moídas, se tornam farinhas no preparo de bolos, pães e biscoitos.

Dica de ouro: Dúvidas na hora de lavar e descascar frutas e legumes? Para a mandioca durar mais, descasque, cubra com água e deixe numa vasilha tampada até a hora de usar. Não é preciso descascar a abobrinha. Apenas raspe-a com uma serrinha e cozinhe por 15 minutos, em pouca água. E lembre-se: só lave o caqui e a jabuticaba no momento de consumir, pois eles azedam facilmente.

Você pode gostar...