Origem das comidas: confira os equívocos mais comuns

Receita de Croissant simples

Croissant e o pão francês surgiram na França? Negativo. Veja onde esses e outros alimentos nasceram.

Existem muitas comidas que acabaram tendo suas origens mescladas ao longo dos anos. No entanto, nomes de pratos não estão obrigatoriamente relacionados a determinado país. Por conta disso, o hellofood, empresa de pedidos via internet presente em cerca de 40 países, traz algumas curiosidades sobre seus nomes e onde surgiram. Confira:

1. ‘French Fries (Batata-frita)’

Equívoco: ‘French Fries’ originaram-se na França.

Americanos chamam as batatas fritas de “fries”, os ingleses, de “chips”. Todo mundo ama, mas, na verdade, quem as inventou foram os belgas. Um conto diz que eles geralmente fritavam pequenos peixes e, quando não os tinham, substituíam por pequenas batatas.

2. ‘Pão francês’

Equívoco: ou o francês certamente gosta de tomar crédito de grandes obras culinárias, ou o mundo do marketing acredita que ao colocar algo relacionado a França, o nome do prato soará mais saboroso.

Mesmo sendo populares na França, pesquisadores apontam que um livro de receitas romano do século IV evidencia que o pão francês pode ser, na verdade, italiano.

3. Nachos

Equívoco: mexicanos comem nachos o tempo todo.

Mesmo que um mexicano originalmente tenha inventado o nachos, eles foram criados para satisfazer o apetite de turistas americanos no país. O homem que os inventou chamava-se “Ignacio”, no espanhol, lê-se “Iguinatio”. Daí a origem do nome.

4. Espaguete e bolinhas de carne

Equívoco: essa refeição é italiana.

Essa é a famosa refeição do filme “A Dama e o Vagabundo”, no restaurante italiano. Dessa forma, muitos acreditam que esse é um prato que vem da Itália – na verdade ele é de imigrantes da América do Norte. Aprofundando um pouco mais: espaguete e bolinhas de carne nunca são visto nos menus em restaurantes na Itália.

5. Croissant

Equívoco: croissant é de origem francesa.

Novamente, não é da França. Todo mundo pensa e pronuncia esse nome em francês. Embora existam muitas histórias conflitantes sobre a existência desse alimento, a maioria acredita que foi feito por um austríaco.

6. Sanduíches

Equívoco: eles vieram da Inglaterra.

John Montagu, mais conhecido como o “Quarto Conde do Sanduíche”, continua recebendo o crédito por colocar queijo e carne dentro de um pedaço de pão. O fato amplamente divulgado é um mito, pois o sanduíche já era consumido no mundo ocidental há pelo menos 1.000 anos antes do nascimento do “Conde”.

7. Sushi

Equívoco: japoneses comem apenas sushi.

A maioria dos ocidentais pensam em sushi sempre que perguntados sobre comida japonesa. No entanto, a verdade é que sushi não é tão popular no Japão. A refeição geralmente é feita para um evento importante.

8. Pastéis dinamarqueses

Equívoco: pastéis dinamarqueses são da Dinamarca.

Mesmo que o nome sugira isso, os primeiros pastéis dinamarqueses foram feitos por uma pessoa de Viena, na Áustria. No entanto, mesmo que não sejam os criadores, os doces hoje são famosos naquele país.

9. Macarrão

Equívoco: o macarrão foi feito primeiro na Itália.

A refeição é sinônimo da Itália, mas um registro histórico diz diferente. Pesquisadores argumentam que o macarrão espaguete foi experimentado primeiro pelos chineses, há 7.000 anos atrás.

10. Biscoitos da sorte

Equívoco: biscoitos da sorte são chineses.

Esses deliciosos biscoitos que aparecem ao final de uma refeição em um restaurante chinês não foram criados na China. Uma pesquisa sugere que um japonês foi o inventor dessas delícias proféticas.

Sobre o grupo hellofood

O hellofood, juntamente com sua marca afiliada foodpanda, é um dos principais grupos de delivery on-line do mundo. Presente em cerca de 40 países, a empresa ajuda os restaurantes aumentarem as vendas por meio de plataformas on-line e móveis, proporcionando-lhes constante evolução tecnológica e analítica. Para os consumidores, o grupo hellofood/foodpanda oferece diversas opções gastronômicas que podem ser acessados via computador ou aplicativos móveis.

O aplicativo hellofood está disponível para iOS, Android e Windows Phone e pode ser baixado gratuitamente.

Facebook:https://www.facebook.com/HelloFoodBrasil
Twitter: https://twitter.com/hellofoodBrasil
Google Plus: https://plus.google.com/+HellofoodBr-DeliveryOnline/posts
Blog: http://blog.hellofood.com.br/.

Você pode gostar...