Mitos e verdades sobre o glúten

Receita de Panqueca sem glúten tradicional

Em pouco tempo, o glúten passou de mero desconhecido a centro das atenções. Visando o emagrecimento, as pessoas passaram a evitar indiscriminadamente o consumo do composto de proteínas. A nutricionista Márcia Loureiro, especialista da Life Clínica esclarece a seguir quais os reais efeitos do glúten no organismo e os mitos que o envolvem.

De acordo com Márcia, o glúten é um composto de proteínas presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte. Essas proteínas são as prolamina e glutelina que aparecem combinadas com o amido nos alimentos. Produtos industrializados costumam conter essa proteína porque ela ajuda na fermentação, elasticidade e na conservação de pães e massas.

“Alimentos com glúten são bastante energéticos e quando armazenados no corpo, se tornam gordura. Cortar esses alimentos não ajuda a emagrecer, o paciente só consegue ter a perda de peso porque sua alimentação passa a ser mais balanceada quando ele elimina alguns carboidratos de sua dieta”, explica a nutricionista.

Somente as pessoas com a doença celíaca é que estão restritas ao consumo do glúten. São pessoas que não possuem a enzima transglutaminase, responsável pela quebra do glúten. Quando elas ingerem a proteína as paredes do intestino delgado são atingidas, dificultando a absorção de nutrientes do organismo e provocando sintomas como abdômen estufado, vômito, perda de peso anemia e osteoporose. A intolerância costuma ser detectada logo na infância, mas ela pode ficar sem se manifestar pelo ao longo da vida. Em alguns casos, a doença não demonstra nenhum sintoma, o que acaba dificultando no diagnóstico.

Não existe cura para a celíaca, mas o indicado é sempre procurar pela ajuda de um médico para auxiliar na dieta do paciente. “Após o aparecimento de algum dos sintomas relacionados a doença, é indicado que a pessoa não pare de comer por conta própria alimentos sem glúten. Esta ação pode prejudicar ainda mais o organismo. Somente um profissional consegue detectar a doença, depois de fazer uma biópsia do intestino,” ressalta a especialista da Life Clínica.

Sobre a Nutricionista Márcia Loureiro

Márcia Loureiro é nutricionista formada na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Realiza atendimento em consultório clínico, com atuação voltada para o processo de reeducação alimentar, por meio do qual os pacientes aprendem a se alimentação de forma equilibrada e fracionada. Márcia possui uma empresa, chamada Salutar Alimentos, que produz e comercializa refeições balanceadas e personalizadas para diferentes tipos de dieta.

Sobre a Life Clínica

A Life Clínica oferece a seus pacientes cuidados e serviços médicos, odontológicos e estéticos em benefício da saúde e da promoção de qualidade de vida. São 17 anos de história, em busca da manutenção da excelência em serviços de saúde. Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que presta um atendimento humanizado e personalizado, a Life Clínica dispõe de profissionais que atuam nas áreas de angiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica geral, estética facial, estética corporal, fertilidade e reprodução humana, fisioterapia dermato-funcional, ginecologia, medicina laboratorial, metabologia, nutrição, neurologia, obstetrícia, pneumologia e psicologia. A Clínica Life conta ainda com o apoio de instalações modernas e o mais avançado e completo aparato tecnológico necessário para cada área de atuação.

Endereço:
Rua Jesuíno Marcondes Machado, 2222
Nova Campinas – Campinas – SP
CEP: 1309 – 723
Tel : (19) 3307-6171
lifeclinicacampinas.wordpress.com

Você pode gostar...